O projeto de nivelamento escolar de Bituruna é referência na região

Publicado em: 08/07/2022 14:14

O projeto de nivelamento escolar foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação

Segundo a orientação do Conselho Nacional de Educação, o nivelamento compreende avaliação diagnóstica e formativa dos alunos, o intuito é observar as dificuldades de aprendizagem resultantes do ano letivo anterior, e promover a recuperação para o aluno com defasagem. Em Bituruna a Secretaria Municipal de Educação fez um projeto específico para esse nivelamento, baseado na reconstrução da aprendizagem, afim de reestabelecer o período prejudicado de ensino durante a pandemia da Covid- 19.

O plano de nivelamento de aprendizagem consiste em facilitar o acesso e a continuidade dos estudantes no ensino fundamental, subsidiando os discentes acerca dos conteúdos essenciais, como português e matemática de forma que prossigam em seus estudos no próprio período da aula.

Sucesso da metodologia aplicada para os alunos em Bituruna

Segundo a coordenadora pedagógica Herlayne Mattos “Nós fomos citados como referência em várias reuniões no Núcleo Regional de Ensino e a ideia foi um sucesso. “O ensino por meio desse projeto inovador, o qual consegue recuperar o aluno sem precisar do contraturno recebeu um oficio do Núcleo Regional de Ensino reconhecendo a importância do projeto. Tendo em vista que os alunos necessitam de transporte escolar, também com estudos baseados nos horários de mais aproveitamento escolar de forma lúdica e sem sobrecarregar os alunos”, contou a pedagoga explicando o sucesso do projeto.

Na prática consiste em remanejar o aluno conforme sua necessidade de aprendizagem dentro do próprio contexto escolar. Com o diagnóstico em mãos, os alunos são adaptados conforme a sua precisão, exemplificando, um aluno matriculado no 5º ano com dificuldades de alfabetização retorna para o nivelamento com a professora do 3º ano, no horário normal que está matriculado.