Bituruna é oficialmente a Capital Paranaense do Vinho

22 de junho de 2020Texto: Comunicação PMBSecretaria de Indústria, Comércio e Turismo

Na última semana Bituruna recebeu uma ótima notícia: o município agora é oficialmente a Capital Paranaense do Vinho. O título foi concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná, através da aprovação da Lei nº 20.241/2020, de autoria do deputado Emerson Bacil. A notícia teve uma repercussão muito positiva. “O investimento na vitivinicultura vem crescendo em Bituruna e o título irá contribuir muito para o desenvolvimento deste setor e como consequência impulsionar também o turismo, hotelaria, restaurantes, gerando mais empregos e renda”, comemora o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho.

O município possui atualmente cinco vinícolas mantidas pela agricultura familiar e que produzem vinhos de mesa, vinhos finos, vinhos coloniais, suco de uva e outros derivados. Além disso, também há forte comercialização de uvas no primeiro trimestre do ano. Muitos anos antes do reconhecimento estadual, a Administração Municipal impulsiona o setor, um exemplo disso é a Festa do Vinho, realizada a cada 2 anos e que já está em sua 11ª edição, e a Festa da Uva, onde já foram realizadas 27ª edições. “Essas atrações além de serem uma opção de lazer para os biturunenses trazem muitos turistas para a cidade, movimentando o comércio e nosso desafio é trazer novidades a cada edição”, explica a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Raquel Dalmas, referindo-se a Expovinho que aconteceu em 2019 na Festa do Vinho, com 36 expositores, sendo 26 locais.

Indicação Geográfica da Uva Casca Dura:

Outra particularidade biturunense é a produção da Uva Casca Dura. Ela recebe este nome justamente por ter a casca mais dura do que outras cultivares. A Prefeitura de Bituruna, em parceria com o Sebrae e Apruvibi (Associção dos produtores de uva e vinho de Bituruna), já concluiu a primeira etapa para a conquista da Indicação Geográfica (IG) desta cultivar para a cidade. Foi feito um diagnóstico local que indicou que há potencial para esta IG. A segunda etapa é receber oficialmente esta IG que trará consigo o potencial de diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional, gerando efeitos para produtores, prestadores de serviço e consumidores.

 


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.