Semana no Meio Ambiente: Secretaria de Agricultura apresenta avanços conquistados dentro do Projeto Bituruna 2020

08 de junho de 2020Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Na última sexta-feira (5) comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e, em Bituruna, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está promovendo a Semana do Meio Ambiente realizando prestação de contas. Não haverá atividades presenciais com a população devido a orientação de distanciamento social devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19). O objetivo é apresentar os avanços conquistados dentro do Projeto Bituruna 2020, lançado em 2017 e 3 dos 20 eixos são referentes à pasta.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Fábio Cró, as ações culminam em transformar Bituruna numa cidade ambientalmente correta. “O meio ambiente age em ciclo e estamos atendendo diversas etapas para que uma melhore a outra, promovendo uma renovação sustentável dos recursos naturais”, explica. O primeiro eixo busca novas possibilidades de renda para o produtor rural com o Programa Mais Pinhão e o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate. Com eles, a Administração Municipal está incentivando o homem do campo a conservar e renovar a mata de araucárias, pois, além do plantio do pinhão, o cultivo a erva mate sombreada colabora para o reflorestamento da árvore símbolo do Paraná.

O segundo eixo visa transformar Bituruna em um município ambientalmente correto e sustentável e para isso, está sendo feita a gestão dos resíduos sólidos urbanos com projeto Jogando Limpo. Esta ação multidisciplinar abrange educação ambiental com os alunos da rede municipal de ensino, coleta seletiva do lixo seco e lixo úmido e reciclagem e compostagem feita na Unidade de Triagem e Compostagem – UTC Reciclinho. Outra frente de trabalho é a Ecofeira, que troca material reciclável por alimentos nos bairros São João e Vila Mariana.

O último eixo é sobre a aquisição de máquinas e equipamentos para a agricultura, obras e infraestrutura. Com isso, o poder público possibilita mais qualidade de vida ao homem do campo, incentiva a geração de novas fontes de renda para o agricultor familiar e evita o êxodo rural. O projeto Renascente, que promove a proteção de nascentes também, foi criado pensando, principalmente no morador da zona rural, utilizando a técnica solo-cimento para garantir água potável aos biturunenses.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.