Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza a primeira troca da Ecofeira no bairro Vila Mariana

25 de maio de 2020Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou na última sexta-feira (22) a primeira troca do projeto Ecofeira no bairro Vila Mariana. Foram recolhidos 320 kg de lixo seco (reciclável) e foram trocados por alimentos da agricultura familiar como brócolis, batata doce, feijão, alface, farinha de milho biju e fubá. Também foi entregue uma ecobag personalizada do projeto, junto com o certificado de aptidão para realizar a troca de lixo seco por alimentos, conquistado após capacitação e prova do “Sei separar”.

Este é o segundo bairro atendido pela Ecofeira e os moradores aprovaram a iniciativa, como Natalina Gomes Hardt. “Minha enteada me contou e eu vim participar. Faz dois anos que moro em Bituruna e achei algo muito bom para ter aqui perto de casa”. Natalina conta ainda que utiliza o lixo úmido em sua horta, como adubo, atitude que também colabora com o meio ambiente. Os interessados em participar deste projeto na Vila Mariana ou no bairro São João podem inscrever-se para as capacitações na Secretaria de Agricultura, na Prefeitura de Bituruna, ou no 3553-8030.

A Ecofeira troca 1 kg de lixo por uma “Bituruneca” (moeda fictícia da Ecofeira) e três Biturunecas equivalem a 1 kg de alimento. A ação além de incentivar a separação correta do lixo ajuda a gerar renda ao homem do campo, pois os alimentos disponibilizados para a troca são comprados da agricultura familiar.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.