Onça-parda é avistada em uma das Unidades de Conservação de Bituruna

13 de maio de 2020Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A Prefeitura de Bituruna está realizando levantamento da fauna e flora dos Parques Naturais Ambientais do município. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está acompanhando o trabalho da empresa contratada através de processo licitatório para fazer o levantamento. O serviço sem vendo realizados desde 2019 e já foram registradas 164 espécies de aves e 33 espécies de mamíferos, além das 219 espécies de plantas identificadas.

As câmeras-armadilhas, que são disparadas por movimento, são utilizadas para a captura de imagens de mamíferos. Uma delas flagrou este ano uma onça-parda (Puma concolor). Com isso é possível afirmar que há bons indicadores de conservação nos parques, pois este animal só consegue sobreviver e se reproduzir em áreas com grandes extensões contínuas de floresta nativa, sem maiores perturbações causadas pelo homem, especialmente a prática ilegal de caça. Entre os outros mamíferos já registrados estão morcegos, irara, jaguatirica, o gato-mourisco, cateto e o tamanduá-mirim.

O levantamento das aves é realizado através de avistamentos e registros de suas vocalizações. Na região destacam-se sete espécies de gaviões, três espécies de corujas, seis espécies de beija-flor, duas espécies de tucanos e sete espécies de pica-pau, além de espécies de papagaios e maritacas. Também há registros da gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) e do papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea), considerado mais um indicador de preservação, por ser uma espécie ameaçada de extinção.

Os parques continuarão sob monitoramento das equipes da empresa Neofloresta com acompanhamento da Prefeitura de Bituruna até o final deste ano. Os resultados obtidos nos inventários de flora e fauna serão apresentados junto ao Instituto da Água e da Terra do Paraná (IAT-PR). O objetivo é elaborar um plano de manejo para desenvolver ações que tenham retorno social e ambiental, como utilização das plantas medicinais locais, aumento da preservação da mata nativa e reestabelecimento do equilíbrio ambiental quando necessário.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.