Fiscalizações e distribuição de máscaras marcam primeiro mês de ações intensivas de prevenção ao COVID-19

24 de abril de 2020Texto: Comunicação PMBSecretaria de Saúde e Saneamento

Nesta quinta-feira (23), Bituruna completou um mês de medidas intensivas de prevenção a Coronavírus (COVID-19). Nos primeiros dias foram mantidos abertos apenas os serviços essenciais do comércio e prestadores de serviço além das indústrias, e implantadas barreiras sanitárias por 15 dias. Após esse período, iniciou a reabertura gradual do comércio seguindo o protocolo de higiene e segurança, como manter a distância segura em filas e a disponibilização de álcool em gel. Foram realizadas 150 fiscalizações, 2.000 visitas orientativas, 35 notificações e 5 estabelecimentos fechados. Agentes de orientação estão diariamente no Centro e bairros prestando esclarecimentos à população.

O auxílio emergencial do Governo Federal começou a ser pago dia 9 de abril e a previsão é que ele injete mais de R$ 1 milhão em Bituruna. A Secretaria de Desenvolvimento Social prestou atendimento aos cadastrados no CadÚnico sobre o assunto, realizando 385 cadastros e 155 atualizações de CPF. A Sala do Empreendedor também está auxiliando os autônomos e MEIs (Microempreendedores individuais) realizando a renegociação de parcelas da Fomento Paraná e viabilizando linhas de crédito através do Paraná Recupera, do Governo Estadual.

A Fundação Municipal de Saúde iniciou a entrega de 20 mil máscaras reutilizáveis através das agentes comunitárias de saúde. A aquisição das máscaras foi possível devido à colaboração da população que doou para a campanha solidária “Máscara para Todos”. O uso do item é obrigatório em Bituruna, como determina o decreto 069/2020. O último boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde aponta que Bituruna segue sem nenhum caso confirmado de Coronavírus (COVID-19). Já são 14 casos descartados com exames negativos e 21 casos sendo monitorados (pacientes com sintomas de gripe comum, que estão sendo acompanhando caso os sintomas piorem).

A população pode solicitar orientações das 8h às 17h no (42) 3553-8000, pedindo o encaminhamento da ligação para a Vigilância Epidemiológica ou através do WhatsApp (42) 3553-8011. O atendimento de pacientes está sendo realizado das 8h às 17h nas unidades de saúde São João, Oscar Geyer, Líbera Rossoni, Clemens Fioreli e Lino Zini. Já a unidade Serafim Miron Martins está atendendo em horário estendido, das 8h às 23h. Devem procurar o Hospital São Vicente de Paula apenas quem precisar de atendimento de urgência e emergência, afim de evitar aglomerações.

Outras ações: Orientações nas empresas, atualização diárias dos números de casos disponível para à população, fechamento de espaços de esporte e lazer, atividades disponíveis para à rede municipal de ensino em modelo EAD (Educação à Distância) e disque denúncia sobre estabelecimentos atendendo de forma irregular e aglomerações de pessoas (3553-8012 WhatsApp).

 


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.