Projeto Mais Pinhão completa 4 anos e produtores comemoram a primeira safra

16 de abril de 2020Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Dia 16 de abril de 2016. Há quatros anos iniciava o “Projeto Mais Pinhão” em Bituruna. Desenvolvido pela Prefeitura de Bituruna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o projeto tem o objetivo de ampliar a capacidade produtiva das propriedades rurais e combater o desmatamento através da produção de pinhão e cultivo da mata de araucárias. Nesta quinta-feira (16) iniciou a colheita dos primeiros pinhões frutos desta iniciativa.

O protocolo de enxertia, desenvolvido pela Embrapa Florestas, aplicado em Bituruna faz com que o tempo de produção da araucária reduza em 66%. A árvore que não passa por este protocolo leva aproximadamente 12 anos para começar a produzir, as enxertadas em Bituruna levaram apenas 4.  O produtor Ernesto Zemburski foi um dos 32 moradores de áreas de assentamentos beneficiado pelo projeto. Em sua propriedade ele comemora este ano a primeira safra. “Além do que estamos começando a colher, as árvores já tem pinhas em desenvolvimento para 2021 e 2022. Eu me vejo no futuro um grande produtor de pinhão e ajudando a preservar o meio ambiente”, relata.

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, acompanhado de servidores municipais conferiram a colheita. “É gratificante ver a concretização de algo sonhado anos atrás e que hoje vai gerar renda para os biturunenses, com baixo custo de manutenção e que ainda colabora com o meio ambiente”, destaca. “Agradeço ao Ernesto e os parceiros que acreditam e nos ajudaram há quatro anos e os que ingressaram ao longo dos anos no projeto. Esta é uma conquista de todos”, conclui.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.