Fundação Municipal de Saúde intensifica busca ativa pelo mosquito da dengue após encontrar focos na cidade

17 de fevereiro de 2020Texto: Comunicação PMBSecretaria de Saúde e Saneamento

Na última semana, os agentes de endemias de Bituruna encontraram 8 focos com larvas de mosquitos Aedes Aegypti. As larvas foram coletadas no Centro e Jardim Andréia e foram encaminhadas para a 6ª Regional de Saúde. De acordo com o secretário de Saúde, Josmar Cruz, o resultado chega nos próximos dias. “Intensificamos a busca ativa e eliminação de possíveis criadouros. Este trabalho já faz parte da rotina da Secretaria de Saúde mas agora precisamos ainda mais da colaboração da população”, explica. O município de Bituruna possui 3 agentes de endemias e para reforçar as ações, todos os agentes comunitários de saúde também estão atuando em suas regiões.

O que também vem recebendo uma atenção especial da Fundação de Saúde é a febre amarela. Foram encontramos 6 macacos bugios mortos na comunidade Sapopema, próxima ao Distrito de Santo Antônio do Iratim. Ao ser informada, a Vigilância Sanitária recolheu os animais e junto com a 6ª Regional de Saúde coletaram amostras para análise no laboratório estadual e averiguação da causa da morte. Bituruna não possui histórico da doença, contudo, a análise é necessária. Os resultados ficam prontos em 10 dias.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica, Sirlei Pedrollo Bez, destaca que a colaboração da população é fundamental neste momento. “Pedimos que os moradores, além de fazerem a fiscalização nas suas casas não deixando água parada também recebam os agentes, que atuam de forma orientativa”, relata. Outro ponto levantado por ela é que, caso a população encontre macacos bugios na natureza, não se deve matá-los, pois eles não transmitem a doença para o homem, mas são um sinal de alerta da presença do mosquito transmissor na região. Se forem encontrados novos animais mortos é fundamental que seja comunicado os profissionais de saúde o quanto antes.

Na região da Amsulpar, a qual Bituruna faz parte, há municípios que já são considerados infestados, devido ao alto número de focos e também já foi confirmada a morte de macacos devido à febre amarela.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.