PRESTANDO CONTAS: Entrega de R$ 1 milhão em implementos, novos projetos e conquista de prêmio marcam o ano da Secretaria de Agricultura

22 de janeiro de 2020Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

2019 foi um ano de muitas novidades na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Entre os novos projetos, diversas ações promoveram a conscientização ambiental e preservação do meio ambiente como o Dia D de Coleta de Lixo Eletrônico, Ecofeira, manutenção de nascentes no projeto Renascente e a Corrida Maluca. Foram recolhidos 2.641 kg de materiais eletrônicos no Dia D, trocados 1.466 kg de materiais recicláveis por alimentos na Ecofeira e realizada a preservação de 34 nascentes. Já a Corrida Maluca, realizada em parceria com a Unicesumar, chamou a atenção para a reutilização de materiais e promoveu diversão para a população.

Pensando em melhorar a qualidade de vida do homem do campo, foram entregues quase R$ 1 milhão em implementos agrícolas, contemplando 22 associações rurais. Outra novidade foi o início do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, onde 105 produtores foram beneficiados com 21 mil mudas, visando promover a diversificação da produção e aumento da renda. Os bovinocultores e ovinocultures também receberam atenção especial com mais uma edição do evento Mulheres do Leite, criação da Nova Legislação Produtores de Leite e da Associação dos Ovinocultores.

A prestação de serviço em programas já existentes também beneficiou diversos produtores. Entre as ações realizadas está a entrega de 3.528 toneladas de calcário no Programa do Calcário, 317 horas executadas no programa Hora Máquina, 3.352 litros de nitrogênio beneficiando 41 produtores de gado. Houve ainda avanços nas pesquisas realizadas nos Parques Ambientais e na execução do Projeto Mais Pinhão, que ganhou o Prêmio Gestor Público do Paraná. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ainda esteve presente em eventos como a Festa do Vinho, Amigos do Povo, audiência pública sobre o uso de agrotóxicos, Conferência de Segurança Alimentar, Lixo Zero (realizado em Curitiba) e prestou atendimento ao homem no campo através da Sala da Cidadania.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.