Famílias são beneficiadas com ajuste de divisas que amplia território de Bituruna em 5.120km²

17 de dezembro de 2019Texto: Comunicação PMBPrefeitura de Bituruna

As comunidades 27 de Outubro, Irmã Cornélia, Lari Bogus e Nossa Senhora do Bonfim voltaram a pertencer integralmente ao município de Bituruna. A conquista foi comemorada no último domingo (15), numa reunião com os moradores dessas comunidades e região no Colégio Estadual do Campo Santa Izabel. A Administração Municipal solicitou o ajuste de divisas entre o município de Bituruna e de Coronel Domingos Soares no ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná). No encontro os moradores receberam o Diploma de Reconhecimento de Cidadão Biturunense.

As comunidades fazem parte do Assentamento Santa Bárbara e com o ajuste, Bituruna ampliou seu território em 5.120km². “Boa parte dos moradores recorriam à Bituruna para serem atendidos e também colaboram com movimentando a economia local. Sempre prestamos a assistência necessária de acordo com o que a legislação permite, pois não podemos atuar no território de outro município e agora vamos poder maximizar o auxílio nesta região”, explica o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho. Com a entrega do diploma, os moradores tem seus diretos como biturunenses assegurados. O trabalho do ITCG agora encaminhar a alteração para o IBGE e para a Copel, e a população não precisa se preocupar em solicitar essas mudanças de endereço.

Na reunião também foi apresentada a parceria firmada com o Incra, que liberou R$ 1 milhão para serem investidos em recuperação de estradas em áreas de assentamentos. O recurso será utilizado para recuperar a partir do acesso à região até a escola. As melhoras nas vias secundárias serão feitas pela Secretaria de Obras. Também prestigiaram o encontro o vice-prefeito de Bituruna, Rodrigo Marcante, secretários municipais, vereadores, o presidente da comunidade José Lipzenki e a diretora da escola Ana Paula Bolsoni. A Secretaria de Educação e Cultura realizou as matrículas dos alunos e orientou sobre o procedimento. A animação da tarde ficou por conta da roda de viola e gaitas composta por moradores da região.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.