Sustentabilidade, desenvolvimento econômico e preservação ambiental: Projeto Mais Pinhão ganha Prêmio Gestor Público

13 de novembro de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A última terça-feira, 12 de novembro de 2019, ficará marcada na história de Bituruna. O município recebeu em Curitiba o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) pelo Projeto Mais Pinhão. A iniciativa promove sustentabilidade, desenvolvimento econômico, geração de renda e preservação ambiental através do cultivo da araucária, árvore responsável pela produção do pinhão. Desenvolvido pela Prefeitura de Bituruna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Mais Pinhão está ampliando a capacidade produtiva das propriedades rurais e combatendo o desmatamento.

A ação foi apresentada para agricultores moradores de áreas de assentamento em 2016 e em 2019, 32 produtores já foram contemplados com 3.890 mudas de araucárias e iniciaram seus pomares. Durante a solenidade de entrega do prêmio os produtores Ernesto Zembruski, Gilberto Sebastião Ramos e José Adriani Baranoski Ribeiro representaram todos os beneficiados com o projeto e acompanharam o evento junto com o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, o diretor de meio ambiente, Fábio Cró, o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Zampieron, e o pesquisador da Embrapa, e parceiro do projeto, Ivar Wendling. Em todo o Paraná foram cadastrados 208 projetos e Bituruna foi um dos 52 premiados na 7ª edição do PGP-PR.

“Quero agradecer todos que estão participando do projeto e dedico o prêmio para aqueles que trabalham todos os dias para que o Mais Pinhão aconteça. Não tenho dúvida que nos próximos anos essa iniciativa será reconhecida como um case de sucesso pela promoção da sustentabilidade, geração de renda e preservação ambiental”, destaca o prefeito Claudinei. A araucária leva aproximadamente 12 anos para começar a produzir o pinhão e em Bituruna este projeto possui um protocolo de enxertia que viabiliza a produção do pinhão em menos tempo, de 5 a 7 anos. O processo de enxertia consiste em retirar a casca do topo de um pinheiro adulto e enxertar num pinheiro jovem.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.