Prefeitura de Bituruna e parceiros promovem evento sobre turismo para lideranças biturunenses

08 de novembro de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Indústria, Comércio e Turismo

Na noite nesta quinta-feira (7) aconteceu em Bituruna a palestra “Turismo como fator de desenvolvimento”. O objetivo foi apresentar as boas práticas desenvolvidas na cidade de Gramado (RS). O palestrante Pedro Bertolucci foi prefeito de Gramado por quatro mandatos e trouxe para Bituruna exemplos aplicados na cidade gaúcha. “O ponto chave é envolver quem está aqui e fazer com que os visitantes voltem mais vezes”, destacou Pedro. Entre os pontos debatidos durante o evento estavam como explorar os atrativos naturais, promover o envolvimento da comunidade, driblar a sazonalidade e fomentar a economia.

O evento foi promovido através da parceria entre Prefeitura de Bituruna, Sebrae, Conselho Municipal de Turismo de Bituruna (Comtur), Associação Comercial de Bituruna (Acib) e Território Iguaçu. O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, destacou a importância das parcerias. “Turismo é feito de várias frente, é a união entre o poder público, iniciativa privada, sociedade civil organizada e comunidade. Já temos grandes eventos sendo promovidos, praticamente todos os meses há algo que atrai muitas pessoas para nossa cidade, mas sabemos que Bituruna tem potencial para muito mais”. Entre as atrações citadas estavam a Festa do Vinho, Festa da Erva Mate, Caminhada na Natureza, Corrida Rota do Vinho e competições ciclísticas e de bolão.

Bituruna já deu um grande passo em prol do fomento do turismo. Durante o evento foi entregue o diagnóstico para potencial indicação geográfica (IG) da uva casca dura. O trabalho vem sendo realizado desde a Festa do Vinho de 2019, quando a Prefeitura e o Sebrae firmaram um convênio para realização deste diagnóstico. A proteção concedida por uma IG possui o potencial de diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional, gerando efeitos para produtores, prestadores de serviço e consumidores. Ao fim do evento, a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Raquel Dalmas, convidou todos para participarem e contribuírem com sugestões em mais um evento municipal o “Magia de Natal”. “Ainda não temos a força do Natal Luz de Gramado, que surgiu em 1986, mas já plantamos a sementinha há três anos atrás e a cada edição estamos preparando mais e mais novidades”, finalizou.

Presenças: Participaram do evento o vice-prefeito de Bituruna, Rodrigo Marcante, o prefeito de General Carneiro, Luis Otavio Geller Saraiva, vereadores Mário Zampieron, João Padilha, João Nhoatto e Nelson Liber, presidente do comitê Território Iguaçu, Maria Salete Rodrigues de Melo, secretários de Governo, de Educação, e de Desenvolvimento Social, Evandro Nunes, Niucelene Isoton e Adriana Nhoatto, representante do Sebrae, Wilson Luis Petisco, a presidente do Comtur, Michele Bertoletti, presidente da Associação Biturunense da Erva Mate (Abem), Naldo Vaz, representante da Associação de Turismo de União da Vitória, Araceli Fudal, representantes da Inovamate, Ederson da Silva Skodoski e Helinton Lugarini, representantes das vinícolas, hotéis, supermercados e outros comércios e estabelecimentos de prestação de serviços.

 


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.