Portadores de fibromialgia contam com carteirinha preferencial em Bituruna

07 de novembro de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Saúde e Saneamento

Nesta quarta-feira (6) a Fundação Municipal de Saúde realizou a entrega das carteirinhas de atendimento e estacionamento preferencial aos portadores de fibromialgia. A entrega aconteceu na Unidade de Saúde Líbera Rossoni e integram as determinações da Lei 2052/2019. A legislação instituiu o Dia Municipal da Fibromialgia (12 de maio) e determinou o atendimento prioritário em bancos, filas e estacionamento nas vagas preferenciais no município, garantindo melhor qualidade de vida aos portadores da doença.

O prefeito de Bituruna, Claudinei De Paula Castilho, participou da solenidade junto com o vice-prefeito e secretário de Saúde Rodrigo Marcante, vereadores, servidores municipais e portadores de fibromialgia e doenças relacionadas. Esta ação atende um pedido que partiu da comunidade e vem sendo inserido nas políticas públicas municipais, recebendo atenção especial ao longo de todo ano. Bituruna é um dos 19 municípios paranaenses que possuem políticas públicas referente à fibromialgia. Em maio foi promovido o Dia D da Fibromialgia.

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, o portador sente fadiga, sono não reparador e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.