Projeto Ecofeira troca lixo reciclável por alimentos da agricultura familiar

22 de outubro de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou a primeira troca do projeto Ecofeira. Já estão inclusas nessa iniciativa 20 famílias que participaram da capacitação e da prova do “Sei separar” e receberam o certificado de aptidão para realizar a troca de lixo seco (reciclável) por alimentos. O lixo foi trocado no mês de agosto e cada quilo trocado o participante recebeu uma “Bituruneca” (moeda fictícia da Ecofeira) e três Biturunecas equivalem a um quilo de alimento.

Na primeira troca foi entregue uma ecobag personalizada do projeto, um pão caseiro, um vidro de pepino em conserva e os participantes que tinham mais Biturunecas, puderam escolher entre feijão, batata doce e mandioca. Maria da Conceição de Almeida trocou 30 quilos de lixo e levou a sacola cheia pra casa. “Eu já separava e deixava na rua pro caminhão recolher, mas as vezes os cachorros mexiam e agora eu guardo pra trocar. Os alimentos vão me ajudar muito, porque com o dinheiro que eu ia gastar pra comprá-los, posso comprar remédios e outras coisas”, comemora.

A Ecofeira está sendo realizada com recursos livres da Secretaria de Agricultura e integra a Lei nº 2.073/2019, aprovada pela Câmara de Vereadores. De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Fábio Cró, esta ação além de incentivar a separação correta do lixo ajuda a gerar renda ao homem do campo, pois os alimentos disponibilizados para a troca são comprados da agricultura familiar. O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, acompanhado de vereadores, acompanharam as atividades e elogiaram os participantes. “Parabéns por vocês estarem comprometidos com o meio ambiente e convido todos a chamarem mais um vizinho, amigo ou parente para fazer a capacitação e participar junto com vocês”.

O projeto está sendo realizado no bairro São João e na primeira pesagem do lixo seco foram coletados 200 quilos de materiais recicláveis. Os interessados em participar deste projeto podem inscrever-se para as capacitações na Secretaria de Agricultura, na Prefeitura de Bituruna, ou no 3553-8030. Qualquer pessoa pode participar e as trocas acontecerão sempre no bairro São João.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.