Prefeitura de Bituruna ganha Prêmio Gestor Público com o Projeto Mais Pinhão

15 de outubro de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Foi divulgado neste mês de outubro os vencedores do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) e o Projeto Mais Pinhão foi um dos ganhadores. Desenvolvido pela Prefeitura de Bituruna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o projeto tem o objetivo de ampliar a capacidade produtiva das propriedades rurais e combater o desmatamento através da produção de pinhão e cultivo da mata de araucárias. A sessão solene de entregas de prêmios será realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná no dia 12 de novembro.

A araucária leva aproximadamente 12 anos para começar a produzir o pinhão. O projeto desenvolvido em Bituruna possui um protocolo de enxertia, desenvolvido pela Embrapa Florestas, que viabiliza pomares de pinhão em menos tempo, de 5 a 7 anos. Foram entregues 3.890 mudas para 32 produtores que moram em áreas de assentamentos, para iniciar seus pomares. “Apresentamos para os produtores este projeto em 2016 que, além de ter retorno financeiro, contribui muito com a preservação ambiental. Agradeço todos os parceiros que nos ajudaram nesta conquista”, comemora o prefeito Claudinei.

Em todo o Paraná foram cadastrados 208 projetos, sendo oito da região de Guarapuava e Bituruna foi um dos três vencedores, ao lado de União de Vitória e Cruz Machado. O PGP é desenvolvido desde 2013 e este é o segundo prêmio da área de Meio Ambiente que Bituruna conquista. Em 2017 o município foi premiado com o projeto “Parques Ambientais” que diz respeito a preservação ambiental numa área de 1.300 hectares de floresta de mata nativa.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2020. Todos os Direitos Reservados.