Projeto Ecofeira inicia coletando 200 quilos de lixo seco que serão trocados por alimentos

29 de agosto de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou a entrega dos certificados para os primeiros participantes da Ecofeira. A iniciativa permite trocar o lixo seco por alimentos. Os participantes realizam a capacitação e uma prova chamada “Sei separar” e com o certificado passam a estar aptos para realizar a troca. O projeto está sendo realizado no bairro São João e na primeira pesagem do lixo seco foram coletados 200 quilos de materiais recicláveis.

Cada quilo de lixo vale uma “Bituruneca” (moeda fictícia da Ecofeira) e três Biturunecas equivalem a um quilo de alimento. A primeira capacitação certificou 20 famílias e estima-se que já estejam envolvidas nesta iniciativa cerca de 100 pessoas. Em setembro haverá mais uma pesagem do lixo seco e a primeira troca por alimentos. Esta ação está sendo realizada com recursos livres da Secretaria de Agricultura. “O objetivo da Ecofeira é incentivar a separação correta do lixo e a gerar de renda ao homem do campo, pois vamos adquirir a produtos da agricultura familiar que estarão disponíveis na feira”, explica o diretor de Meio Ambiente, Fábio Cró.

Os interessados em participar deste projeto podem inscrever-se para as capacitações na Secretaria de Agricultura, na Prefeitura de Bituruna, ou no 3553-8030. Qualquer pessoa pode participar e as trocas acontecerão sempre no bairro São João.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.