1º Concurso de Silagem de Milho de Bituruna está com inscrições abertas

21 de agosto de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A pecuária está presente em grande parte das propriedades de Bituruna e uma das maiores carências dessas atividades é a produção de alimentos para os animais. A silagem é um alimento caro quando comparado com a alimentação a pasto e sua utilização incorreta ou o mal armazenamento gera grande impacto nos resultados financeiros da propriedade. Pensando nisso, a Emater, Secretaria de Agricultura e parceiros estão com inscrições abertas para o 1º Concurso de Silagem de Milho de Bituruna. O objetivo é estimular o uso de tecnologias adequadas e de boas práticas na produção de milho para silagem, além de valorizar os produtores rurais do município.

Os interessados podem inscrever lavouras localizadas dentro do município de Bituruna, destinadas à produção de silagem de milho de planta inteira na safra 2019/2020, com no mínimo 1 hectare, sem irrigação. As inscrições devem ser feitas na Emater, até dia 1º de novembro, obrigatoriamente antes do plantio da lavoura. Cada produtor poderá inscrever somente uma área de lavoura e deve apresentar análise de solo realizada no ano de 2019. As inscrições são gratuitas.

Entre os critérios de avaliação estão a produtividade e as características físicas da silagem recém picada. As cinco silagens com melhores pontuações após esta primeira avaliação participarão da avaliação qualitativa. Serão coletadas amostras e encaminhadas para análise bromatológica. A classificação final será determinada pela soma das notas da avaliação de produtividade e de características físicas mais as notas da avaliação bromatológica. A premiação será divulgada após o final das inscrições.

Realização: Emater, Secretaria de Agricultura, Cooperativa Alfa, Clagil e Nutriunião.

REGULAMENTO COMPLETO


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.