Unidades demonstrativas de uvas começam a ser implantadas em Bituruna

07 de agosto de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A Prefeitura Municipal, Emater e Embrapa iniciaram em maio uma parceria para implantar no município Unidades Demonstrativas (UDs) de uvas de mesa, viníferas e para suco. A primeira etapa foi realizar a visita em alguns parreirais biturunenses e nesta terça-feira (6) foi dado mais um passo para implantação. Foram entregues aos produtores quatro tipos de cultivares de uva para iniciar os parreirais. São cultivares que ainda não são produzidos na região e que serão plantadas inicialmente como teste, para que, se bem adaptadas, sejam cultivadas em larga escala junto com as já existentes no município.

O responsável técnico da Secretaria de Agricultura de Bituruna, Oclair Teles Rodrigues, explica que as mudas compradas pela Prefeitura e entregue aos produtores são produzidas numa região com o mesmo clima de Bituruna. “Compramos mudas da cidade de Videira, que possui um clima parecido com o nosso, para facilitar a adaptação. Entre as cultivares estão BRS Vitória, BRS Bibiana, BRS Núbia e BRS Melodia, todas de mesa e que possuem alta produtividade. Acreditamos que no início de 2020 já tenhamos uvas nas UDs”. O objetivo é possibilitar ao produtor uma maior variedade de cultivares em sua propriedade.

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, realizou a entrega aos produtores. “Queremos colaborar e fortalecer a produção de uvas em nosso Município e a parceria entre o poder público e os produtores é fundamental para que isso aconteça. A Administração Municipal entregou das mudas e o agricultor fará todo o manejo e investimento nos parreirais”, destaca. O objetivo é realizar futuramente dias de campo após os parreirais já estarem em produção.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.