Encontro de Produtores de Uva e Vinho abre a programação da 11ª Festa do Vinho

12 de julho de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A 11ª Festa do Vinho de Bituruna iniciou nesta sexta-feira (12) com o Encontro de Produtores de Uva e Vinho. O evento reuniu pessoas envolvidas na cadeia produtiva de uva e vinho, desde o cultivo, passando pela colheita, industrialização e comercialização. Foi debatido sobre indicações geográficas e aplicação de produtos fitossanitários. Esta é a primeira vez que a Festa do Vinho realiza palestras técnicas sobre esses assuntos.

Na primeira parte do evento, foi apresentado sobre o procedimento para conseguir a indicação geográfica, visando a uva casca dura, muito particular da nossa. Pensando nisso, a Prefeitura de Bituruna e o Sebrae assinaram um termo de cooperação para estudo de viabilização da indicação geográfica da uva casca dura. “Esta será uma grande conquista para o município, que ganhará reconhecimento, e para os vitivinicultores que irão agregar valor aos seus produtos”, comemora o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho. Junto com o prefeito participaram da assinatura o representante do Sebrae, Wilson Luis Petisco, o presidente da Associação de Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (Apruvibi), Claudinei Bertoletti, e a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Michele Bertoletti.

Na parte final do encontro, foi realizada a segunda audiência pública sobre o uso de agrotóxicos em Bituruna que teve como tema “tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários”. A primeira já havia acontecido em maio e o objetivo é fazer mais uma. As audiências visam discutir de forma plural e democrática, sobre os limites, possibilidades e consequências dos usos desses materiais em lavouras biturunenses, a fim de estabelecer uma legislação municipal sobre o assunto. Também participaram do evento o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Bituruna, Fábio Túlio Lima Cró, o gerente regional da Emater, Cleacir Junior Dall Agnol, o chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) Carlos Alberto Rasera, o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Zampieron, vereadores, representantes de associações e entidades, agricultores, estudantes, servidores públicos e comunidade.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.