Encontro de Produtores de Uva e Vinho fala sobre indicações geográficas e aplicação de produtos fitossanitários

04 de julho de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A primeira atividade da 11ª Festa do Vinho será o Encontro de Produtores de Uva e Vinho. O evento gratuito acontece na sexta-feira (12), no pavilhão principal do Parque de Eventos, com café e credenciamento a partir das 8h e abertura às 8h30. Promovido pela Prefeitura de Bituruna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o encontro falará sobre indicações geográficas e aplicação de produtos fitossanitários.

Após a abertura, a primeira palestra será com a professora doutora Adriana Carvalho Pinto Vieira, com o tema “Indicações geográficas: as perspectivas para o desenvolvimento local”. Em seguida, o veterinário Diogo Pierangeli Carvalho, do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), falará sobre “A atuação do Mapa nas indicações geográficas”. Encerrando as atividades, acontece a segunda audiência pública sobre o uso de agrotóxicos, com a explanação do engenheiro agrônomo da Emater, Maghnom Henrique Melo, que abordará o tema “Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários”.

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, destaca a importância do Encontro de Produtores de Uva e Vinho. “Nossa Festa do Vinho é pensada para promover o lazer para toda a região, movimentar economicamente e divulgar os produtos locais, como o vinho. Pensando nisso, o encontro proporciona um momento de conhecimento aos produtores, que são os responsáveis por sermos a terra do vinho”, explica. O objetivo é informar qual o procedimento para conseguir a indicação geográfica, visando a uva casca dura, muito particular da nossa região e dialogar sobre o uso de agrotóxicos em Bituruna. A audiência pública é aberta não só para produtores de uva, mas de todas as culturas plantadas no município.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.