Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa tem grande participação da Melhor Idade

11 de junho de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário

O Centro de Convivência do Idoso sediou na última semana seu primeiro evento oficial. A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reuniu dezenas de pessoas para debater sobre “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”. Entre os temas abordados estavam os direitos fundamentais e efetivação das políticas públicas nas áreas da saúde; assistência social e previdência; moradia e transporte; cultura, esporte e lazer; emancipação humana; e enfrentamento da violação dos direitos humanos.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Bituruna possui mais de 1.850 idosos. A secretária de Desenvolvimento Social e Comunitário, Adriana Nhoatto, destaca que destes, cerca de 600 idosos são atendidos pelas atividades do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos. “Nosso desafio é levar políticas públicas para cada vez mais pessoas e que daqui saiam ótimas propostas em nível municipal e estadual para melhoria de vida de todos”. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, e a presidente do Conselho, Gisele Cusin, declarou a conferência aberta e desejou a todos uma boa tarde de trabalho.

Os alunos Coral Renascer que participam do Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente – Clube do Abelhinha fizeram uma apresentação cultural durante a solenidade. A palestra da tarde foi ministrada pelo professor Antônio Sergio Curioni, que parabenizou a grande participação da melhor idade no evento. “Esta é a primeira conferência que eu participo numa sede feita para os idosos. Vejo que já há uma preocupação com a melhor idade de hoje, mas é importante que as novas gerações também sejam mais participativas na elaboração de novas políticas, pois são delas que eles vão usufruir no futuro”, destacou.

Presenças: Participaram do evento o chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, André Luiz Aleixo, a presidente da Associação da Terceira Idade, Hilda Camana Padilha, a secretária de Indústria e Comércio, Raquel Dalmas, o vereador João Padilha, a presidente do Conselho de Saúde, Cecília Leonardi, servidores públicos, conselheiros tutelares e comunidade.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.