Melhorias na armazenagem do calcário garantem mais qualidade no produto entregue ao produtor

07 de maio de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente agora conta com um barracão para armazenar o calcário entregue ao produtor. Desde 2011 o Programa do Calcário beneficia agricultores de Bituruna e o novo ambiente de armazenagem vai garantir melhor qualidade no produto entregue. O local protegido de intempéries impede que o calcário perca qualidade na uniformidade evitando assim a correção pouco eficaz da acidez do solo.

Este programa existe desde 2011 no município e realiza o transporte gratuito do calcário da mina até a propriedade rural, onde o agricultor paga apenas o produto. A expectativa para 2019 é atender mais de 450 produtores gerando um total entregue de 5000 toneladas. Os pedidos podem ser até setembro e cada agricultor tem direito a solicitar até 11 toneladas. Em 2018 foram atendidos certa de 360 produtores com aproximadamente 4000 toneladas.

A ação é uma das principais formas de apoio à agricultura biturunense promovida pela Prefeitura de Bituruna. Números da produção agrícola no município apontam aumentos significativos em produções como a soja. Em 2012, foram produzidas 1820 toneladas de soja; já em 2018 esse número soltou para 7560 toneladas. Programas de incentivo ao homem do campo colaboram para alavancar o crescimento do município.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.