Dia da Família na Escola promove visita de pais e alunos ao Reciclinho

04 de abril de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Iniciou nesta semana o Dia da Família na Escola do primeiro semestre de 2019. Essa atividade é desenvolvida pelas escolas municipais com os alunos do ensino fundamental, onde a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo uma vista à Unidade de Triagem e Compostagem – UTC Reciclinho. O objetivo é mostrar para crianças e responsáveis o percurso que o lixo faz após saírem das residências.

O transporte escolar busca uma turma por vez na escola e leva até o Reciclinho, onde os visitantes realizam uma visita guiada pela responsável técnica da UTC e do Aterro Sanitário, Luana Falbot. In loco eles conhecem como é feita a destinação dos resíduos úmidos e secos, a importância que a separação correta do lixo tem para os trabalhadores da Associação de Catadores de Recicláveis São João, o processo de compostagem e o aterro sanitário. “Queremos promover a conscientização ambiental e social, mostrando que a reciclagem é fundamental para termos um município sustentável e que é da venda do lixo que a associação garante seu salário mensal”, explica Luana

O caminho do lixo

Em Bituruna há duas equipes que realizam a coleta seletiva residencial, uma para lixo seco e outra para lixo úmido. Os resíduos chegam no Reciclinho onde o lixo seco ele é subdivido em papel, vidro, plástico e metal; e no lixo úmido é feita a separação do que é rejeito e dos alimentos destinados para a produção do composto orgânico. Os materiais secos são vendidos para unidades recicladoras, o composto orgânico vira adubo através do processo de compostagem e o rejeito é destinado para o aterro sanitário.  


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.