Biturunense escreve livro para o Ministério do Meio Ambiente e doa exemplar para a Biblioteca Municipal

26 de março de 2019Texto: Comunicação PMBPrefeitura de Bituruna

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, junto com a secretária de Educação, Niucelene Isoton e o diretor da Secretaria de Agricultura, Fábio Cró, receberam nesta terça-feira (26) livro “Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial - Plantas para o Futuro. Região Centro-Oeste”. O exemplar, que foi entregue pelo vereador João Nhoatto, fará parte do acervo da Biblioteca Municipal. O livro foi escrito pelo biturunense Lidio Coradin, filho de José Coradin e Aurora Stangherlin Coradin, que é consultor do Ministério do Meio Ambiente.

A obra faz parte do projeto “Plantas para o futuro”, que contempla um livro falando sobre as plantas de cada região do Brasil. O exemplar da Região Sul já está esgotado; o da Região Centro-Oeste está na fase de distribuição; referente à Região Nordeste está disponível apenas na versão digital e este ano ainda serão lançados os livros do Norte e Sudeste.

ACESSE O LIVRO DIGITAL ESPÉCIES NATIVAS DA FLORA BRASILEIRA DE VALOR ECONÔMICO ATUAL OU POTENCIAL - PLANTAS PARA O FUTURO. REGIÃO CENTRO-OESTE

Conheça um pouco da história de Lidio Coradim:

Iniciou seus estudos em Bituruna. Em 1962 fui para União da Vitória, onde terminou o ensino fundamental e médio. Em 1970 foi para Pelotas (RS) onde cursou Agronomia, na Universidade Federal de Pelotas. Em 1974 foi contratado pela Embrapa e após desenvolver as primeiras atividades de pesquisa no RS, fui para Brasília para os primeiros cursos de pesquisa e experimentação. Em seguida foi para Belém, na Amazônia. Em janeiro de 1976 foi para New York, nos Estados Unidos, para desenvolver os estudos de pós-graduação. A partir do final de 1978 começou a desenvolver trabalhos de pesquisa junto ao Centro de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia, da Embrapa.

A partir de 1988 vem participando de negociações internacionais no âmbito da Organização das Nações Unidas - ONU. Esteve em todas as negociações internacionais que culminaram com a aprovação da Convenção sobre Diversidade Biológica, em 1992. Em 1994 foi convidado pelo Ministro Rubens Ricupero para atuar junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Entre várias atividades, deu início no MMA à implementação da Convenção no Brasil. Além disso, continuou envolvido em negociações de acordos internacionais no âmbito da ONU, caso do Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos sobre Alimentação e Agricultura, assim como do Protocolo de Biossegurança, negociado no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica.

No início dos anos 2000 criou junto ao MMA a iniciativa “Plantas para o Futuro”, com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira (que é considerada a maior biodiversidade do planeta) e promover um uso mais amplo das nossas espécies nativas, em geral pouco conhecidas, negligenciadas e subutilizadas. A partir daí foi desenvolvido um levantamento das espécies nativas mais importantes em cada uma das cinco principais regiões brasileiras. Busca-se, assim, chamar a atenção da sociedade brasileira para a importância da flora nativa, seja como alimentícia, aromática, medicinal, oleaginosa e ornamental, entre outros usos.

Essa série Plantas para o Futuro acabou se tornando um mega-empreendimento, ou melhor, uma mega-iniciativa. Após finalizarmos o livro relativo à Região Sul, produzimos o livro relativo à Região Centro-Oeste, 2º livro dessa série de cinco livros que estão sendo organizados e publicados a respeito das: Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial - Plantas para o Futuro. Assim, agora já temos finalizado os livros relativos às regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Os livros das regiões Sul e Centro-Oeste já foram impressos. O livro da Região Sul já está esgotado. O livro da Região Centro-Oeste está na fase de distribuição. Estamos agora viabilizando a impressão do livro da Região Nordeste, já disponível eletronicamente. Está sendo finalizado os livros das regiões Norte e Sudeste.

Atualmente, além de consultor do Ministério do Meio Ambiente, é Diretor do Projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição, que é de âmbito internacional e cujas atividades estão sendo encerradas com a publicação desses livros.

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.