PRESTANDO CONTAS: Atuação intensiva da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo promoveu o desenvolvimento socioeconômico de Bituruna

07 de fevereiro de 2019Texto: Comunicação PMBSecretaria de Indústria, Comércio e Turismo

Após alguns anos de poucas ações, em 2018 a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo apresentou uma atuação intensiva. A nomeação de uma responsável pela pasta e a criação do Centro do Cidadão e do Empreendedor completaram um ano em setembro. Estas duas ações foram fundamentais para promover o desenvolvimento socioeconômico de Bituruna.

No Centro do Cidadão e do Empreendedor a comunidade encontra o atendimento da secretaria, da Sala do Empreendedor, da Agência do Trabalhador e da Junta Militar. No último ano foram emitidos 1.308 documentos como RG e Carteira de Trabalho, realizado o cadastro de 2.518 pessoas na intermediação de mão de obra, e liberado R$ 700 mil a menos em seguro desemprego comprado com 2017. “O grande atendimento ao cidadão se refletiu positivamente nos dados do Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados]. Em 2018 a geração de empregos foi 44% maior em comparação ao ano anterior”, comemora a secretária de Indústria e Comércio, Raquel Dalmas.

Os empreendedores também receberam uma atenção especial. Em 2018 foram atendidos 1.523 MEIs (Microempreendedores Individuais). Realizados 295 orientações, 161 declarações gratuitas do Simples Nacional, e 11 eventos entre cursos, palestras, oficinas e seminários. Outra frente de trabalho da secretaria é o turismo. O grande destaque do último ano foi a 1ª Festa da Erva Mate, mas Bituruna contou ainda com eventos como corridas, cicloturismo e caminhada na natureza em que a Administração Pública atuou como parceira e que ajudaram a fomentar o setor.

 


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.