"Mate Talks” traz para Bituruna debate sobre políticas públicas e mercado da erva mate

30 de janeiro de 2019Texto: Comunicação PMBPrefeitura de Bituruna

No dia 13 de fevereiro acontece em Bituruna o evento “Mate Talks”. Direcionado para convidados, o encontro abrange três públicos: grandes produtores de erva mate, empresários ligados à cadeia produtiva da erva mate e gestores públicos. O encontro será no Anfiteatro Romilde Vanzin, anexo à Escola Paulo Roberto Geyer, às 13h30. O foco é debater com pessoas que farão a diferença no setor, multiplicadores de informações.

De acordo com o presidente da Abem (Associação Biturunense da Erva Mate), Naldo Hiraki Vaz, o Mate Talks terá dois temas “Políticas Públicas na Erva Mate” e “Aceita Meta Mate Brasil”. “Nossos convidados vão apresentar quais são as políticas públicas para a erva mate no novo governo do Paraná, além das políticas da Embrapa, Emater e legislações que fomentam a cadeia da erva mate. Além disso, será falado sobre as experiencias europeias de valorização de produto silvestre, que são originárias de florestas, e como o Brasil pode aproveitar melhor as oportunidades internacionais”, explica Naldo, um dos organizadores do evento.

Vão participar dos debates o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o deputado estadual Hussein Bakri, o representante da Meta Mate Berlim, Fabrício do Canto, o produtor cultural da Matte n’roll, André Zampier, o gerente Regional da Emater, Cleacir Dall Agnol, e o pesquisador da Embrapa, Ives Goulart. O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, lembra as ações em prol do fomento da cadeia produtiva da erva mate. “Realizamos o primeiro congresso, ano passamos tivemos a Festa da Erva Mate e estamos sempre buscandos melhorias para o setor que beneficia centenas de pessoal em Bituruna e na região. O Mate Talks é mais um passo para concretizar Bituruna como cidade referência na erva mate”.

O evento encerra com um mate-break, com exposição e degustação de produtos, e está sendo organizado pela Abem, Prefeitura de Bituruna, Sítio 3 meninas, Matte n’roll e Meta Mate.

OUÇA AQUI a entrevista com o  presidente da Abem (Associação Biturunense da Erva Mate), Naldo Hiraki Vaz, sobre o Mate Talks. 


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.