Terreno onde serão construídas novas unidades habitacionais sofre tentativa de invasão

11 de janeiro de 2019Texto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Bituruna registrou nesta quinta-feira (10) um Boletim de Ocorrência no Destacamento da Policia Militar contra a tentativa de invasão em um terreno público do município, localizado no Bairro São João.
Após algumas denúncias de populares, que foram confirmadas pelo município, foi requerido reforço policial ao 27º Batalhão da Policia Militar, a fim de que o município retomasse o imóvel.
O imóvel que se pretendia invadir esta em fase final de tramitação para a construção de mais 25 casas pelo Programa Família Paranaense, com previsão para inicio das obras ainda no primeiro trimestre desse ano.
Para o prefeito Claudinei de Paula Castilho, “nos solidarizamos com as famílias, sabemos que habitação também é uma prioridade para todas essas famílias, mas não podemos admitir que invasões de terrenos públicos venham a prejudicar os projetos da área habitacional que estamos trabalhando há mais de 2 anos. Além desse loteamento que já esta prestes a iniciar no bairro São João, também temos mais 2 projetos em andamento, o do Conjunto Habitacional no Bairro São Pedro e mais um conjunto habitacional no próprio bairro São João. Queremos até o final de 2020 entregar em torno de 150 novas casas para a população biturunense, e se admitirmos invasões estaremos desrespeitando aquelas cerca de 500 famílias biturunenses que estão aguardando para serem beneficiadas”, finaliza o prefeito.
Nesses casos, o município dispõe de medidas legais para impedir a invasão, tendo poder de ‘polícia’ para agir sem a necessidade, por exemplo, de autorização dos meios judiciais e o fez com o apoio da Policia Militar, salienta a Assessoria Jurídica do município.
Ainda, além do trabalho para se evitar a invasão, também foram identificados os líderes que organizaram a invasão, que poderão ser responsabilizados pelo crime de Esbulho Possessório, crime previsto na Lei Civil e Penal, que prevê pena  de detenção de até 6 meses mais multa.
A Prefeitura de Bituruna ainda orienta para que todos os cidadãos do município que pretendam adquirir uma casa pelos programas governamentais, que se inscrevam na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Comunitário ou também diretamente pelo site da Cohapar, sendo que hoje o município tem cerca de 500 famílias cadastradas.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2019. Todos os Direitos Reservados.