Hackathon: Projeto de banco virtual ganha R$ 6 mil em maratona de programação

29 de outubro de 2018Texto: Comunicação PMBSecretaria de Educação e Cultura

Inovação, educação e empreendedorismo: essas são algumas das características da maratona de programação “Hackathon Bituruna”. O evento aconteceu no último final de semana, iniciando às 20h de sexta-feira (26) e encerrando às 20h de sábado (27). Promovido pela Prefeitura de Bituruna e Sebrae, a ação faz parte do programa “Bituruna - Cidade Empreendedora” e visou escolher o melhor projeto de plataforma digital de banco virtual.

Com 50 inscritos divididos em 9 equipes, os participantes eram acadêmicos de cinco instituições de ensino superior com sedes em Pato Branco, Palmas e União da Vitória. Dentro de 24 horas, os grupos tinham que criar um protótipo de banco virtual para ser utilizado pelos alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O objetivo era desenvolver uma plataforma para depósito das “Biturunecas”, o dinheiro fictício utilizado pelos alunos no projeto “Empreende Bituruna – Material Escolar”, atividade pedagógica que possibilita que os alunos “comprem” seu kit escolar. 

Após a conclusão dos protótipos, os grupos apresentaram seus trabalhos para uma banca avaliadora. “Parabéns para todos os organizadores e em especial aos participantes que se dedicaram e apresentaram ótimos projetos. Todos entenderam muito bem o conceito que queremos levar aos alunos de forma a agregar em inovação e aprendizado aos nossos estudantes”, destacou o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho. O primeiro lugar ficou com o grupo “Poupe-up”, que ganhou R$ 6 mil para e tem 90 dias para entregar o projeto pronto para uso à Secretaria de Educação e Cultura. O segundo lugar foi para a equipe “Duque Pato”, e o terceiro colocado foi o grupo “Armstrong”.

Participaram do evento as secretárias municipais de Educação, Niucelene Isoton, de Indústria e Comércio, Raquel Dalmas, e de Desenvolvimento Social, Adriana Nhoatto. Representando o Sebrae estavam Wilson Luís Petisco, Ivânia Ramos e Elisandro Ferreira acompanhados de outros consultores.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.