Festa da Erva Mate de Bituruna fortalece e impulsiona a cadeia produtiva da cultura na cidade

24 de setembro de 2018Texto: Comunicação PMBPrefeitura de Bituruna

Cultura presente em 1500 propriedades rurais das 1700 existentes em Bituruna*, a Erva Mate agora recebe a atenção merecida. As mais de 10 mil pessoas** que passaram pelo Parque Municipal de Eventos durante o último final de semana (21, 22 e 23) prestigiaram a 1ª Festa da Erva Mate de Bituruna, evento promovido pela Prefeitura de Bituruna com o objetivo de fortalecer e impulsionar a cadeia produtiva da cultura na cidade. As atrações abrangeram shows nacionais, eventos esportivos, culinária com erva mate, atividades culturais e outras opções pensadas para agradar toda a família.

“Nossa região é a maior produtora de erva mate sombreada do mundo e é dever do poder público dar os primeiros passos para chamar a atenção para esse setor. Agradecemos aos produtores rurais, ervateiras e todos que trabalham com a erva mate que acreditam na festa, estão participando e engrandecendo o evento”, destacou o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho. A Festa da Erva Mate já ganhou seu espaço no calendário de eventos do município e acontecerá a cada dois anos, intercalando com a Festa do Vinho. “Além de fomentar o turismo e proporcionar lazer aos biturunenses, queremos mostrar potencial produtivo da erva mate em Bituruna atraindo investidores e divulgando as marcas locais aos consumidores finais”, completa Claudinei.

Os expositores ofereceram aos visitantes diversas experiências envolvendo a erva mate. Quem prestigiou o evento pode provar delícias como bolo, beijinho e biscoito com erva mate, conheceu com o é feita a moagem das folhas, conferiu sobre tecnologias para o campo como o simulador de máquinas florestais, além de apreciar o chimarrão com erva de ervais e ervateiras biturunenses e ainda comprar cuias e outras lembranças produzidas no município. A Escola do Chimarrão ensinou como preparar a bebida em 11 segundos, como escolher a melhor cuia, qual a temperatura correta da água e apresentou diversos modelos de decoração para o chimarrão. Já no Barbaquá Lounge, um conceito inédito que trouxe chopp de erva mate e drinks com e sem álcool feitos com erva mate, como o Biturunito, uma releitura do Mojito, feito com o extrato da planta e criado exclusivamente para a festa.

 

*Dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)

**Segundo a Polícia Militar

***Todos as fotos da 1ª Festa da Erva Mate estão disponíveis em: facebook.com/PrefeituraDeBituruna

 


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.