Jantar da Erva Mate homenageia produtores biturunenses pela conquista do selo internacional FSC

21 de setembro de 2018Texto: Comunicação PMBPrefeitura de Bituruna

Aconteceu na noite desta quinta-feira (20) o Jantar da Erva Mate, promovido através da parceria entre a Prefeitura de Bituruna, Festa da Erva Mate e Barbaquá Lounge. No evento foi destacada a forte presença da cultura da planta em Bituruna, presente em cerca de 1.500 propriedades rurais. “A erva mate é a segunda maior economia do município e tanto o jantar quanto a festa foram criados para valorizar o produtor rural, pois muito se associa erva mate com o Rio Grande do Sul, porém o Paraná é o maior produtor de erva mate sombreada no mundo e é dever do poder público impulsionar esse reconhecimento”, destaca o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho.

O presidente da Associação Biturunense da Erva Mate (Abem) Naldo Hiraki Vaz, agradeceu a atenção que esta cultura vem recebido nos últimos anos. “A associação vai abranger o produtor, viveirista, ervateiro e todos os envolvidos na cadeia produtiva da erva mate e o apoio do poder público é muito importante no início das nossas atividades”. Naldo é um dos quatro produtores brasileiros que possuem a certificação internacional do FSC e, junto com o Grupo Remasa, são os dois biturunenses que conquistaram este selo. A administração pública entregou para o Naldo e para o Gilson Geronasso, representando o Grupo Remansa, uma placa comemorativa como forma de homenagem ao alcance dessa certificação.

O FSC é uma organização internacional independente que estabelece os princípios e critérios de manejo florestal sustentável para a certificação de florestas. A homenagem foi entregue pelo prefeito Claudinei, vice-prefeito Rodrigo Marcante e presidente da Câmara, Gerson Lanzarini. Após as homenagens, o jantar com pratos com base de erva mate como costelinha suína com crosta de erva mate, macarrão com pesto de erva mate e farofa de erva mate foi servido. A animação da noite ficou por conta do João Triska Trio e quem prestigiou o evento pode acompanhar um preview dos drinks a base de erva mate que serão servidos durante a festa no Barbaquá Lounge.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.