Mulheres são as responsáveis pelo cuidado do gado leiteiro em 90% das propriedades em Bituruna

21 de setembro de 2018Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nesta quinta-feira (20), as produtoras rurais de Bituruna tiveram um dia diferente. Mais de 100 mulheres participaram do 1° Encontro Mulheres do Leite de Bituruna. O evento contou com palestras técnicas, apresentação de casos de sucesso e da atuação de cooperativas no mercado de trabalho e atividades motivacional. O objetivo desse encontro foi promover a valorização das mulheres do campo que são as responsáveis pelo cuidado do gado leiteiro em 90% das propriedades em Bituruna.

São produzidos 24 mil litros de leite por dia no Município e comercializados com quatro empresas, uma delas instalada em Bituruna. “A cadeia produtiva do leite hoje é a terceira economia de Bituruna e as mulheres são as responsáveis pelo cuidado do gado leiteiro, gerenciamento e ordenha na grande maioria das 163 propriedades”, explica a médica veterinária da Emater, Juliana Skalski. “O potencial produtivo de Bituruna em relação ao leite tem muito a crescer e pensando nisso não mediremos esforços para apoiar, desenvolver a aplicar políticas públicas em prol desses avanços, que movimentam a economia e proporcionam melhores condições de trabalho ao agricultor e aumento da qualidade de vida do homem do campo”, destacou o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho.

Estiveram presentes gerente da macrorregião da Emater, Antônio Leonardecz, o gerente Regional da Emater, Cleacir Junior Dall Agnol, o presidente da Câmara, Gerson Lanzarini, vereadores Mario Zampieron e João Padilha, vice-presidente da Cooperativa Cativa, Yuna Bastos, os secretários municipais de Agricultura, Nelson Liber, de Desenvolvimento Social, Adriana Nhoatto, de Indústria e Comércio, Raquel Dalmas, e representantes da Pró-Rural, Leite Competitivo Sul Cantu e outros parceiros.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.