Após 6 meses: projeto “Bituruna 2020” já contabiliza melhorias para o Município

26 de março de 2018Texto: Comunicação PMBPrefeitura de Bituruna

Após 6 meses do lançamento do “Bituruna 2020”, a Prefeitura de Bituruna já contabiliza um saldo positivo nas ações elencada para serem realizadas até o ano de 2020. O projeto foi apresentado em audiência pública na Câmara de Vereadores em 2017 e agora a população pode acompanhar através do site o andamento das ações. No link www.bituruna.pr.gov.br/bituruna-2020 é possível conferir todas os itens que estão dentro de cada um dos 20 eixos e acompanhar com imagens o avanço das atividades.

Esperada a cerca de 10 anos, a obra do recape asfáltico da Linha Engano iniciou neste mês de março. O investimento de R$ 1,5 milhões está inserido do Eixo 2: Recape Asfáltico, e contempla 6,5 quilômetros de estradas rurais. Outra importante obra para o interior está no Eixo 4: Construção de 20 pontes de concreto. Com 4 estruturas já finalizadas, elas substituem pontes de madeira por onde passa o transporte escolar e colabora para a segurança dos moradores e no escoamento da safra da agricultura familiar.

Na cidade, as obras já finalizadas estão concentradas no Eixo 9: Reforma e melhorias nas estruturas da educação municipal. Duas novas salas no Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Lucindo Sebben estão em fase de acabamento e em abril serão chamados os novos alunos para utilizá-las. A pintura externa na Escola Bento Gonçalves (bairro São João) e a pintura interna no Cacas – Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente Clube do Formiguinha (bairro Vila Mariana), dão melhores condições de aprendizado para os alunos e de trabalho para os professores.

Dentro do Bituruna 2020 há ainda ações que já foram iniciadas e trarão benefícios contínuos e a longo prazo para os biturunenses. Um exemplo o Eixo 15: Incentivo e fomento do empreendedorismo. A aplicação do “Jovem Empreendedor Primeiros Passos” e o “Empreende Bituruna – Material Escolar” nas escolas, desperta o empreendedorismo nos alunos da rede municipal de ensino. Já passa os MEIs (Microempreendedores Individuais) e empresários, a criação da Secretaria de Indústria e Comércio, junto com a oferta de serviços do Centro do Cidadão e do Empreendedor como cursos e consultorias trazem desenvolvimento socioeconômico para Bituruna.

Pensando na Bituruna do futuro, o Eixo 19: transformar Bituruna em um município ambientalmente correto e sustentável já está sendo desenvolvido. O novo barracão para o Reciclinho, criação dos parques ambientais e a implantação do programa de conscientização ambiental Jogando Limpo estão concluídas, promovendo avanços na preservação do meio ambiente. Outra ação concluída é o Eixo 14: implantação do Bituruna Mais Segura. Foi realizada a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, reativação do Conselho Municipal de Segurança e reafirmada a parceria com a Polícia Militar.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.