Sistema de Inspeção Municipal já contabiliza 83 produtos de origem animal registrados em Bituruna

19 de março de 2018Texto: Comunicação PMBSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

O SIM/POA – Sistema de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal está em funcionamento há quase 2 anos em Bituruna com o objetivo de garantir a segurança alimentar para os consumidores. Já são 19 empresas certificadas e 83 produtos registrados. O trabalho é realizado através da parceria do SIM, pertencente à Secretaria de Agricultura, com a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, que orienta e fiscaliza os produtores.

De acordo com o chefe do SIM, Osmar Pedron de Matos, Bituruna tem a capacidade de aumentar significativamente o número de produtos. “Estamos acompanhando a finalização de algumas indústrias familiares que em breve vão iniciar as produções e também orientamos quem está testando novos produtos. Logo haverá mais opções para o consumidor adquirir produtos de Bituruna”, explica. Leonilde Filippi comercializa frangos caipiras há 6 anos e há 1 ano está certificada pelo SIM. “Após o registro começamos a vender para os mercados, o que traz facilidade pra quem quer comprar nossos produtos”, comemora a agricultora.

Os produtores que querem certificar seus produtos no SIM devem podem vir até a Secretaria de Agricultura, que fica na Prefeitura de Bituruna, ou realizar o requerimento online no site www.bituruna.pr.gov.br, na aba “Serviços > Requerimento para o Registro SIM/POA”. Através de visitas periódicas o SIM oferece assistência técnica e orientações sobre adequações na estrutura e no comportamento organizacional dos estabelecimentos. Produtos certificados são sinônimo de procedência confiável, proporcionando aumento da renda dos produtores rurais de Bituruna.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.