Secretaria de Assistência Social promove oportunidade de renda aos biturunenses com o Família Paranaense

18 de agosto de 2017Texto: Comunicação PMBSecretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário

A Secretaria de Assistência Social, através das ações desenvolvidas no Programa Família Paranaense, está mudando a vida das pessoas em Bituruna. O objetivo é realizar a proteção e promoção de famílias que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social. A técnica responsável pelo programa em Bituruna, Jane Vanzin, conta que estão sendo atendidas 127 famílias e ainda há cerca de 700 para serem incluídas nas atividades. “Nosso objetivo é promover essas famílias e, ao saírem da situação de vulnerabilidade, vamos inserir no programa ainda mais pessoas, ajudando a transformar a vida de vários biturunenses”, enumera.

São oferecidos cursos de culinária e artesanato, auxilio para melhorias nas propriedades rurais e acompanhamento social. A instrutora dos cursos, Eda Ravanello, aponta que as participantes já avançaram bastante desde o início dos trabalhos. “Com o passar das aulas elas vão ganhando confiança e se destacando no que produzem. Algumas gostam mais de culinária, outras mais de artesanato, mas em si só vão muito bem. Aqui também trabalhamos o espírito empreendedor das participantes, para que tenham a iniciativa de produzir e vender o que estão aprendendo”, explica.

Moradora do Assentamento Sonho de Rose, Rosane Santos da Rocha, já está aproveitando os benefícios que o programa proporciona para ela. “Eu participo das atividades do Família Paranaense porque gosto das conversas e de aprender. Já aprendi a fazer tricô, crochê e várias comidas, como cuca e pães. Agora estou fazendo para vender e isso é muito bom, porque consigo um dinheiro extra”. Outra beneficiada é Carmelina de Siqueira Alves, moradora do Distrito de Santo Antônio do Iratim. Incluída recentemente no programa, ela já faz planos para melhorias em sua propriedade rural. “A Família Paranaense vai me ajudar a construir uma estufa para plantar verduras e poder vende-las, pra ganhar uma renda extra”, comemora.

O Programa Família Paranaense é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.