Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Bituruna com abordagem a fumantes no terminal rodoviário

01 de junho de 2017Texto: Comunicação PMBSecretaria de Saúde e Saneamento

Foi comemorado nesta quarta-feira (31) o Dia Mundial sem Tabaco. Em Bituruna, membros da equipe do Ambulatório de Tabagismo fizeram uma abordagem aos fumantes que passaram pelo terminal rodoviário durante a tarde. Foi distribuído material informativo, feito o teste de capacidade pulmonar e dado orientações aos tabagistas sobre como funciona o ambulatório.

Bituruna conta atividades do ambulatório nas cinco unidades de saúde e as ações são realizadas pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). A equipe é formada por um médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e o coordenador de saúde mental. Nos grupos é feita a abordagem cognitiva do tabagista em quatro sessões, mostrando os prejuízos da nicotina presente tanto em cigarros de papel quanto em cigarros feitos com fumo e palha. São passadas tarefas semanais para ajudar o fumante a abandonar o vício, além de prescrição de remédios para ansiedade quando necessário.

“Os tabagistas que desejam ajuda para parar de fumam podem ir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se informar sobre os dias e horário das reuniões”, explica o coordenador Tadeu Antônio Grabovski. Na abordagem aos fumantes foi feito o teste de capacidade pulmonar, mostrando o quanto ela reduz devido ao uso do cigarro. “Infelizmente o número de fumantes é alto em Bituruna e temos até casos de pessoas que utilizam cilindro de oxigênio para respirar. Quanto antes o tabagista abandonar o vício, ele pode voltar a ter a capacidade pulmonar de alguém que nunca fumou”, conclui.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.