SIM/POA garante segurança alimentar aos consumidores e formaliza atividades dos produtores rurais

26 de abril de 2017Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Após 10 meses da sua implantação em Bituruna, o SIM/POA (Sistema de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal) está auxiliando no crescimento econômico local. Um exemplo disso é o recém-instalado abatedouro de frangos caipiras do produtor rural Eloir Filippi. Através das orientações feitas pela equipe do SIM/POA, que faz parte da Secretaria de Agricultura, Eloir agora garante a procedência de sua produção aos consumidores com o cadastro no sistema.

Morador da localidade de São Roque, Eloir cria frangos caipiras há 5 anos e agora está regularizado conforme as exigências municipais de inspeção. O agricultor iniciou sua criação com 25 pintinhos e hoje possui 1500 aves. “Agora eu e minha família trabalhamos com a tranquilidade de oferecer um produto certificado. Sabemos que qualquer órgão de inspeção pode vir aqui e estamos dentro da lei”, explica. O negócio, que antes abatia 10 frangos por semana, agora abate 40 e a expectativa é chegar em 70 aves semanalmente.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rafael Roveda, aponta que a assistência técnica vai desde o acompanhamento na criação dos pintinhos, alimentação das aves, abate e tratamento dos resíduos. “A produção segue os padrões de segurança alimentícia e também é ambientalmente correta. A instrução que o SIM ofereceu tratou sobre o manejo com os animais, a construção da estrutura e também de como realizar o tratamento dos resíduos como penas, vísceras e da água que é utilizada no abate, não causando impactos aos meio ambiente”.

Saiba mais sobre o SIM/POA

Os produtores interessados em receber o SIM/POA devem ir até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que fica na Prefeitura Municipal, e realizar um cadastro. Será agendada uma visita na propriedade e um responsável fará a avaliação do local e do processo. Após a visita é solicitado adequações, quando necessário, e quando regularizado, o produtor recebe seu número no cadastro. O requerimento para participar do SIM/POA também está disponível no site da prefeitura no endereço: www.bituruna.pr.gov.br, na aba “Serviços > Requerimento para o Registro SIM/POA”.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.