15ª turma do PROERD se forma em Bituruna

07 de dezembro de 2016Texto: ----Secretaria de Educação e Cultura

O Ginásio de Esportes Paulo Roberto Geyer sediou nesta terça-feira (06), a formatura da 15ª turma do PROERD em Bituruna. Este ano 324 alunos do 5º Ano participaram do programa desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A estimativa é de que em 15 anos, desde 2002, portanto, pelo menos 5 mil alunos foram beneficiados com a iniciativa, cujo principais objetivos são a prevenção contra as drogas, violência e bullying.

A secretária de educação, professora Roseli Lanzarini, destacou em sua fala que “é por acreditar em uma vida melhor e saudável que a prefeitura de Bituruna investe na prevenção, mas isso não é suficiente, pois é preciso que a família faça a sua parte, dando amor e carinho aos filhos, pois essa é a melhor forma de garantir um futuro saudável a eles”. Em seu discurso o prefeito Claudinei de Paula Castilho destacou a importância do programa para a sociedade biturunense e homenageou o Sargento Almiris, que trabalhou desde 2002 em Bituruna e agora está se aposentando. “Obrigado pela sua contribuição” destacou o prefeito, ao fazer a entrega de uma placa ao Sargento em nome da comunidade biturunense. O vice-prefeito, Rodrigo Marcante, afirmou que Bituruna acerta ao investir na prevenção, principalmente quando o assunto é drogas. “O POERD é eficiente no que se propõe e precisa ser mantido” afirmou.

 

O QUE É O PROERD

PROERD é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência  implantado nos Estados Unidos em 1983 e estendido a mais de 50 países. O programa é desenvolvido pela polícia militar em parceira com as secretarias de educação municipais. O instrutor PROERD é um policial militar voluntário, selecionado diante de sua conduta profissional ética e moral. Deve possuir auto-estima elevada, dinamismo e afetividade no trabalho da educação infantil.

O policial militar vai até as escolas e ministra aulas para as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental. São 11 lições distribuídas em uma aula semanal, durante um trimestre letivo. O programa reforça a auto-estima dos alunos, ensina a lidar com as tensões, resistir às pressões e principalmente a dizer não as drogas e à violência. As escolas assim como as famílias são essenciais para o bom desenvolvimento do PROERD. Em um trabalho conjunto: ESCOLA, FAMÍLIA e POLÍCIA MILITAR nossas crianças vão crescer saudáveis e felizes.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.