Projeto “Conexão Campo x Cidade” mostra a importância da alimentação saudável para os alunos da rede municipal

20 de maio de 2016Texto: Comunicação PMBSecretaria de Educação e Cultura

Para chamar a atenção dos alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da alimentação saudável, a Secretaria de Educação e Cultura iniciou o projeto “Conexão Campo x Cidade”. A atividade multidisciplinar irá levar aos estudantes novas experiências sobre o tema através de palestras, teatros, filmes, visitas a propriedades rurais e passeios ecológicos, confecção de hortas e exposição de materiais produzidos em sala de aula como textos, desenhos e cartazes. O objetivo é que a ação seja transformadora, melhorando a relação das crianças com a alimentação saudável e mostrando a importância dos produtos vindos do campo.

A primeira etapa já foi finalizada. Os alunos dos quartos e quintos anos assistiram uma palestra, realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura, pelo engenheiro agrônomo Oclair Teles, sobre valorização do homem do campo, hortas orgânicas caseiras, composteiras, inseticida natural, recuperação da água e do solo e sobre os malefícios do uso de agrotóxicos. Agora, todos os estudantes estão aprendendo como escolher alimentos nutritivos e realizando avaliação antropométrica com a nutricionista da Secretaria de Educação, Valéria Masiero. O projeto também vai orientar os pais e acompanhar os alunos que apresentam problemas como intolerâncias, obesidade e deficiência nutricional.

No mês de junho atividades lúdicas e práticas serão desenvolvidas. As crianças apresentarão teatros e irão expor seus trabalhos na semana de comemoração do Dia do Meio Ambiente (de 6 a 10 de junho). Para atender o processo de produção dos alimentos, os alunos farão hortas nas escolas e os alimentos serão consumidos na merenda escolar, além de ganharem sementes que poderão ser plantadas em suas casas. No segundo semestre o tema também estará presente no Projeto da leitura. O “Conexão campo x cidade” conta com o apoio do Programa Agrinho, Sanepar, Senar e outros parceiros.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.