Creas Bituruna inicia campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

18 de abril de 2016Texto: Comunicação PMBSecretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário

O mês de abril foi escolhido pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para o primeiro passo do projeto “Unidos contra toda e qualquer forma de violência ou abuso infantil!”. O objetivo da campanha é mobilizar toda população a lutar pelo fim da violência sexual de crianças e adolescentes. Os profissionais da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário iniciaram o trabalho com os funcionários dos clubinhos, local onde acontecem atividades de contra turno escolar para os alunos da rede municipal.

A coordenadora do Creas, Gislaine Gobbi, apresenta aos profissionais técnicas de como interpretar os pedidos de socorro emitidos por uma criança que sofrem abusos, ação que todos precisam estar preparados para perceber. “Devido os vínculos afetivos estabelecidos com os professores e demais funcionários da instituição, eles criar uma identificação de confiança frente à situação vivenciada. É fundamental que os educadores tenham sensibilidade aos sinais expressos pelas crianças como mudanças de comportamento e no relacionamento interpessoal”, explica a psicóloga.

É considerado abuso infantil atos de violência praticados contra as crianças e adolescentes, consistindo em violência física e/ou psicológica, negligência, exploração do trabalho infantil e o abuso sexual. A parceria das secretarias de Assistência Social e de Educação e Cultura será utilizada para a investigação das possíveis suspeitas de violência e abuso percebidas neste contexto. “As ações de prevenção visam sensibilizar o olhar dos profissionais e com isso promover o enfrentamento contra todo e qualquer tipo de abuso sofrido.  É preciso somar as forças para que a violência na sociedade seja combatida, pois, quando a vítima é uma criança ou um adolescente, o reflexo será para toda a vida”, conclui Gislaine.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.