Bituruna integra a campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando”

28 de março de 2016Texto: Comunicação PMBPrefeitura de Bituruna

O município de Bituruna passou a integrar, este mês, a lista global das cidades participantes na campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando”. Esta é uma ação da ONU (Organização das Nações Unidas) envolvendo governos e cidadãos que visa mostrar os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de dez passos para construir cidades resilientes. Aumentando a consciência e o compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, o objetivo é resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente em caso de desastres, priorizando as vidas e minimizando a perda de bens.

Entre os dez passos estão a estruturação de diversas áreas, voltando-as na questão da resiliência. Entre os pontos tratados estão a proteção, melhoria e resiliência de infraestrutura; serviços essenciais: educação e saúde; proteção ambiental e fortalecimento dos ecossistemas; recuperação e reconstrução de comunidades. “Vamos trabalhar para dar mais segurança aos moradores de Bituruna, pois a redução de riscos de desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece oportunidades comerciais e torna os ecossistemas mais equilibrados”, destaca o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho.  

Com a adesão da campanha, o município passa a contar com maior agilidade de órgãos com nível estadual como a Defesa Civil em casos de desastres naturais. Isso também mostra a preocupação dos gestores em promover medidas preventivas para assuntos que merecem grande atenção e afetam diversas famílias. Os dez passos e uma cartilha explicativa sobre o que é a campanha são encontrados no endereço: http://www.unisdr.org/files/26462_guiagestorespublicosweb.pdf


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.