Bituruna terá mapa que indica suscetibilidade de escorregamentos em morros do município

23 de março de 2016Texto: Comunicação PMBPrefeitura de Bituruna

Com o objetivo de mapear as áreas mais e menos suscetíveis a escorregamentos de terra em Bituruna, está sendo feito uma análise de todos os morros do município. A ação é desenvolvida pela Mineropar (Serviço Geológico do Paraná), junto com Defesa Civil Estadual e Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) em toda a região do sudoeste do Estado, com a parceria das prefeituras. Após sua finalização, o mapa auxiliará o poder público na elaboração do plano diretor do município e na expansão urbana.

O geólogo da Mineropar, Gil Piekarz, esteve na última semana em Bituruna para seu primeiro trabalho de campo. Durante quatro dias ele realizou levantamentos de diversas áreas, como no Morro de Santa Bárbara e no Morro da Antena. “Devido a extensão da região, virei mais duas vezes para finalizar o mapa. O importante é frisar que este é um trabalho preventivo e que está sendo realizado em diversas cidades”, explica. O foco do estudo está na área urbana.

Segundo o geólogo, de acordo com a lei federal, áreas muito íngremes não devem ser ocupadas. “Terrenos com inclinação maior que 30% não devem ser utilizados para moradias urbanas e sim ser destinado a parques e produção agrícola.  É impossível prever quando haverá um deslizamento, mas o objetivo é identificar áreas com grande declividade e que podem afetar as casas em caso de movimento”. O término do trabalho está previsto para o final do primeiro semestre de 2016.

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, explica as vantagens da elaboração deste mapa. “Quando concluído, poderão ser feitos estudos das áreas mais propensas aos deslizamentos e o quanto de terra que poderá se mover. Com isso poderão ser feitas obras civis para evitar escorregamentos, como muros de arrimo, por exemplo”. Este trabalho também elencará as áreas de atenção em caso de grandes volumes de chuva para que o poder público e a população fiquem em alerta.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.