Secretaria de Saúde realiza campanha de conscientização sobre o Aedes Aegypti

19 de fevereiro de 2016Texto: Comunicação PMBSecretaria de Saúde e Saneamento

A Secretaria de Saúde e Saneamento, através da Vigilância Sanitária, está realizando uma campanha de conscientização da população sobre a importância da eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti em Bituruna. Este mês aconteceu a Hora H contra o Aedes Aegypti, onde foram recolhidas cinco caçambas de lixo com material reciclável, pneus e objetos doméstico como tanques de roupa. A ação passou pelos bairros Bela Vista, Nossa Senhora Aparecida e Vila Mariana, e em fevereiro todos os imóveis urbanos serão vistoriados.

A chefe da Vigilância Sanitária, Rubia Karla Sabei, destaca que o assunto é de extrema importância pois em municípios da nossa região foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus. “Em União da Vitória foram encontrados 18 focos do mosquito e como o tráfego de pessoas entre Bituruna e União é muito grande isso facilita a vinda do mosquito pra cá.  Pedimos que as pessoas deixem os agentes, que estão devidamente identificados, entrarem em suas casas para fazer a inspeção, procurar e eliminar larvas”. Rubia ainda lembra que o mosquito não se desenvolve só em água limpa e que uma tampinha de garrafa pet com água é o suficiente para a reprodução de mosquito.

O Paraná possui 4.806 casos confirmados de dengue e 13 municípios estão infestados pelo mosquito. Bituruna não possui registro de pessoas infectadas no município e em 2016 não foi registrado nenhum caso importado de outra cidade. “Apesar de não termos casos aqui, isso não diminui nossa preocupação. Estamos avaliando a reativação do mutirão uma vez por mês em cada bairro e a população também deve fazer sua parte, pois as doenças transmitidas pelo mosquito podem trazer consequências para a vida toda”, completa Rubia. Denúncias sobre locais com possíveis focos do mosquito podem ser feitas no telefone: (42) 3553-8015.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.