Estruturação da Rede de Atenção à Violência entra na fase final

08 de outubro de 2015Texto: Comunicação PMBSecretaria de Saúde e Saneamento

Servidores de diversas áreas finalizam este mês a capacitação para atuar na Rede de Atenção à Violência. Desde maio, profissionais da saúde que atuam com enfermagem, nutrição, medicina, assistência social e psicologia, estão realizando encontros de formação. O objetivo é estruturar a rede e identificar casos de violência sofridos pela população, notificá-los, realizar o acompanhamento das vítimas e conscientizar a comunidade sobre o tema, agindo de forma preventiva e punitiva.

Nesta quinta-feira (08), os integrantes da rede realizaram mais uma etapa do curso. A enfermeira Josiane Grezelle trabalha na área há sete anos e conta que já mudou sua visão sobre o tratamento de uma vítima de violência. “Esse curso é um grande incentivo para os funcionários. Agora sinto que estou mais preparada para realizar o atendimento de quem precisa, desde a abordagem e acompanhamento até o encaminhamento aos outros órgãos da rede”, relata a servidora que trabalha no PSF Serafim Niron Martins. Além da administração municipal, também fazem parte da rede os conselhos, o Estado, através das secretaria e Polícia Militar, e o poder judiciário.

A coordenadora do curso, Patrícia de Faria, da empresa Vital Treinamentos, explica que o curso abordou vários tipos de violência, desde a criança e adolescente até o idoso, contra homens e mulheres, e praticadas nos ambientes domiciliar, de trabalho e no trânsito. “Além de preparar os profissionais para identificar e acompanhar os casos, queremos promover uma cultura de paz. Com ética e responsabilidade agir de forma preventiva na cidade”, ressalta. Como parte da formação da rede também foram feitas palestras em três escolas com alunos de seis a 14 anos, e seminários para os integrantes com a presença de juiz, promotor e representantes da PM. O encerramento do curso e a concretização da rede será realizada no dia 21 de outubro. 


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.