Giácomo Lopedote: uma breve biografia

15 de setembro de 2015Texto: ----

Giácomo Lopedote nasceu no dia 27 de maio de 1930, na Itália. Imigrou para o Brasil em 1949, residindo inicialmente em São Paulo/SP, onde enfrentou inúmeras dificuldades para sobreviver.  

Chegou a Bituruna em 1956 e passou a dedicar-se ao comércio ambulante, profissão que rendeu-lhe amigos em todo o município.

Em 22 de janeiro de 1959 casou-se com Deolinda Benazzi.  O casal teve 09 filhos e, mais tarde, adotou uma filha.

Após anos de atividades comerciais como mascate, Giácomo abriu uma loja de roupas e calçados, na Avenida Santos Alberton. Em 1978, a família passou por uma grande provação: a loja e o estoque foram destruídos por um incêndio. Com muita força de vontade e fé em Deus a família Lopedote superou as dificuldades e deu a volta por cima.

Ao longo da vida, Giácomo participou ativamente da vida social de Bituruna. Fez parte da diretoria da Igreja Matriz, da diretoria da Associação Hospitalar São Vicente de Paula (onde era doador de sangue). Além disso, colaborou ativamente na construção do Colégio Estadual Santa Bárbara, do Salão Paroquial da Igreja Matriz Santa Bárbara, do Posto de Saúde, da primeira sede da prefeitura e do primeiro Clube União e Progresso.

Obs.: Biografia produzida pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura em 2004, quando Giácomo recebeu o Título de Cidadão Biturunense, em sessão solene realizada em parceria pela Câmara de Vereadores e Prefeitura de Bituruna.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.