Secretaria Municipal de Educação lança Projeto da Leitura 2015

17 de agosto de 2015Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Educação e Cultura

Na semana passada a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou o lançamento do Projeto da Leitura 2015. Para tanto, os alunos da rede municipal participaram de uma sessão de cinema nas dependências do Anfiteatro Romilde Vanzin, na Escola Paulo Roberto Geyer. “É uma forma de marcar positivamente a arrancada desta iniciativa, cujo principal objetivo é despertar o gosto pela leitura” destacou o secretário municipal de educação, professor Gerson Lanzarini. Na Escola São Miguel, localizada na Comunidade do Agudo, o projeto será lançado nesta semana. 

De acordo com informações projeto funcionará da seguinte forma: cada aluno receberá um álbum para ser preenchido com 49 figurinhas, que trazem informações diversas sobre os direitos e deveres dos cidadãos. Os alunos precisam ler e produzir textos, relatos orais ou desenhos, que serão pagos com a moeda “Ibituruna”. Com este “dinheiro” o aluno compra as figurinhas para preencher o álbum. O primeiro aluno de cada escola a completar o álbum será premiado com uma viagem à Curitiba, com direito a acompanhante. Nas escolas maiores serão dois alunos premiados. Além disso, os alunos concorrem a diversos brindes, como bonés, chaveiros, camisetas, bolas, etc. O ônibus Ibituruninha (biblioteca ambulante) visitará as escolas para disponibilizar o empréstimo der livros.

O vice-prefeito Rodrigo Marcante e o prefeito Claudinei de Paula Castilho prestigiaram o lançamento do projeto. “O poder público tem a obrigação de incentivar o hábito da leitura” disse Marcante. Já o prefeito Claudinei parabenizou a secretaria de educação pela iniciativa e afirmou “que a leitura é o melhor caminho para a formação de cidadãos críticos e participativos”.

 

A importância  da leitura

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação, a leitura:

Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.

Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.

Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos

Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias…

Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.

Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.