Os três dias festivos na Terra do Vinho.

10 de agosto de 2015Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Esportes e Lazer

Show com a dupla Hugo e Tiago: “a cereja do bolo...”

O show com a dupla Hugo e Tiago, ontem à noite, no Parque Municipal de Eventos, encerrou a 9ª Festa do Vinho. A dupla, extremamente carismática, conseguiu envolver a plateia, tornando o show interativo, divertido e animado. Além de sucessos do próprio repertório, como “Gaguinho”, a dupla sertaneja brindou o público com pitadas do “bom e velho” rock n’roll, pop, axé, moda de viola e, acreditem, até funk. Enfim, agradaram a todos... “Foi a cereja do bolo”, afirmou o prefeito Claudinei de Paula Castilho, deixando transparecer aquele sentimento de dever cumprido, após os três dias movimentados da tradicional Festa do Vinho.

Na sexta-feira...

A 9ª Festa do Vinho foi aberta em grande estilo na sexta-feira à noite, quando foi servida à população a tradicional “polenta gigante”, este ano, com 60 metros de comprimento (referência aos 60 anos de emancipação política do município). Autoridades das esferas municipal e estadual prestigiaram a solenidade de abertura. As apresentações dos grupos folclóricos Camare, Tozetti e Orquestra de Violas cumpriram o papel cultural da noite. A Rainha Jéssica Chaves e as princesas Cleumara Teixeira dos Santos e Cristina Conte brindaram o público com a beleza e a graciosidade da mulher biturunense. Para encerrar a primeiro dia de festividades, o Grupo Talagaço subiu ao palco e embalou o público com músicas regionalistas. Os números não são oficiais, mas estima-se que pelo menos 5 mil pessoas participaram da solenidade de abertura. Tanto que, pela primeira vez, praticamente não sobrou polenta...

No sábado...

No sábado a movimentação começou cedo, com a visita de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores da região, que foram recepcionados na Tenda de Autoridades com degustação de vinhos e a saborosa polenta. Destaque para o deputado federal Valdir Rossoni, que elogiou a administração municipal: “Festa muito bem organizada, com os ‘pés no chão’, sem exageros, com respeito ao dinheiro público” afirmou. Apesar do calor, a Melhor Idade de toda a região compareceu em peso e, como de costume, esbanjou energia no bailão realizado após o almoço. A noite foi a vez da juventude, que pode desfrutar da sensacional Balada do Vinho, cujas atrações foram escolhidas “a dedo” para satisfazer a todos os gostos musicais. O espetacular show da Banda New York, seguido das apresentações da dupla Talles & Murilo e do DJ Maia, atravessaram a noite que, a propósito, “terminou” por volta das 6h00 da madrugada de domingo.

No domingo...

O terceiro e último dia da Festa do Vinho teve como principal atração a Etapa 6ª Etapa da Copa Gêmeas do Iguaçu de Motocross, acompanhada por milhares de pessoas, principalmente no domingo à tarde. O tempo bom - de muito sol e calor - contribuiu para as provas para que os pilotos dessem show durante as provas de motocross.

A gastronomia...

Uma das preocupações da Comissão Organizadora da 9ª Festa do Vinho foi garantir ao público variadas opções de alimentação. A Praça de Alimentação, cujos espaços foram vendidos e terceirizados, ofereceu diversas opções de lanches rápidos, como pizza, pastel, massas, etc. Um das grandes atrações gastronômicas da festa, no entanto, foi o Restaurante Beponi, que serviu comida típica italiana. Outra atração bastante procurada foi o Café Colonial, organizado com muito carinho pelas educadoras do CMEI Lucindo Sebben.

Vinho, produtos coloniais e artesanato...

“O principal objetivo da Festa do Vinho é divulgar nossos produtos”, afirmou o presidente da APRUVIBI, Claudinei Bertoletti. Para ele o evento serve de vitrine e sem dúvida criou novas perspectivas para a vinicultura de Bituruna. Durante a festa as principais vinícolas de Bituruna marcaram presença, expondo seus vinhos: Di Sandi, Sanber, Dell Mont, Bertoletti. O Frigorífico Santa Bárbara expôs sua variada gama de embutidos.

A cultura...

Pode ser redundante, mas sempre é preciso destacar o aspecto cultural da Festa do Vinho, pois não é qualquer cidade do porte de Bituruna que consegue manter e levar adiante projetos como Camare, Tozetti e a Orquestra de Violas. Os três grupos cumpriram com perfeição seus respectivos papéis duramente a festa, alegrando e divertindo o público, mostrando um pouco das nossas raízes históricas.

Avaliação

Para o prefeito Claudinei de Paula Castilho a 9ª Festa do Vinho foi um sucesso, principalmente quando se leva em consideração o curto espaço de tempo que o município teve para preparar o evento. “Não podemos esquecer que tivemos uma eleição suplementar em maio e só pudemos trabalhar efetivamente nos preparativos da festa após a vitória nas urnas, fruto da confiança que a população depositou em nós” lembrou. De acordo com o prefeito, todos os preparativos precisaram ser feitos em pouco mais de um mês, o que exigiu dedicação e empenho de todos. “O sucesso da festa é mérito dos servidores públicos, que vestiram a camisa e trabalharam de maneira incansável” destacou.

O vice-prefeito Rodrigo Marcante também ficou satisfeito e afirma que o resultado positivo da festa é fruto do apoio da população, que abraçou a causa. “Nosso povo sabe da importância da festa para o desenvolvimento econômico do município, por outro lado, também quer e precisa de momentos de diversão e alegria” disse. Para ele o poder público também precisa ofertar lazer à população, principalmente em cidades pequenas como Bituruna. “É nossa obrigação ofertar serviços públicos de qualidade, mas também precisamos propiciar momentos de alegria ao nosso povo e a Festa do Vinho cumpre este papel” afirmou.


Texto: Assessoria de Imprensa


 
Palanque das autoridades, na abertura da Festa do Vinho...Orquestra Biturunense de Viola Caipira: um show à parte...Rainha Jéssica Chaves e princesas Cristina Conte e Cleumara Teixeira dos Santos.Orquestra Biturunense de Viola Caipira: um show à parte...Bailão da Melhor Idade...Bailão da Melhor Idade...Prefeito Caudinei de Paula Castilho cede entrevista à Rádio Colmeia...Polenta sendo servida às autoridades, no sábado...
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.