9ª Festa do Vinho é lançada em grande estilo no Clube União e Progresso

20 de julho de 2015Texto: Imprensa PMBSecretaria de Esportes e Lazer

No último sábado (18), o Clube União e Progresso foi palco do lançamento da 9ª Festa do Vinho, que irá acontecer nos dia 07, 08 e 09 de agosto. Promovido pela Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (APRUVIBI), o jantar-baile contou com a presença de mais de 600 pessoas, dentre estas, turistas de cidades como Pato Branco, União da Vitória, Porto União, Porto Vitória, Palmas, Guarapuava, Coronel Domingos Soares, Curitiba, entre outras...

A noite começou com belíssimas apresentações do Grupo Folclórico Camare, projeto que vem sendo resgatado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura desde o início deste ano. Na abertura a pequena Natali Bet interpretou com muita personalidade a música “Esperanza”, de Laura Pauzini, e figurantes encenaram a saga dos colonizadores italianos que atravessaram o Atlântico e desbravaram o Brasil, em especial o Sul, trazendo na bagagem a diversidade cultural que acabou por influenciar a sociedade brasileira. As coreografias dos três grupos do Camare receberam inúmeros elogios.

Em seguida o público foi presenteado com a beleza feminina da Terra do Vinho. Primeiro com o desfile das princesas Juliane Pereira e Patrícia Perizzolo e da rainha Juliane Campos, da 8ª Festa do Vinho, realizada em 2013. Elas passaram a responsabilidade para as princesas Cristina Conte e Cleumara Teixeira dos Santos e a rainha Jéssica Chaves, que a partir de agora têm a missão de representar Bituruna antes, durante e depois da Festa do Vinho. De acordo da Rainha Jéssica Chaves “sinto-me orgulhosa e feliz por ter a honra de representar a Festa do Vinho, na qual temos a responsabilidade não apenas de divulgar, mas resgatar e valorizar as tradições, as belezas e claro, o bom vinho que nossa terra possui”.

Ao som da música “Venitte à Bituruna”, interpretada pelo carismático e folclórico Grupo Tozetti, o casal de gêmeos Gabriel e Gabriela Rubbo Bet entraram no clube, puxando a corrocinha com o barril de vinho. Na sequência as autoridades presentes realizaram a sangria do barril e o brinde oficial, que marcou o lançamento da festa. O jantar tipicamente italiano e o baile animado pela banda Infinity selaram o evento, um belo aperitivo do que promete ser a 9ª Festa do Vinho.

Pronunciamentos:

O presidente da APRUVIBI, Claudinei Bertoletti, destacou a importância da Festa do Vinho e deixou claro que a entidade é parceira do município. O ex-prefeito Rodrigo Rossoni manifestou seu apoio e parabenizou a administração pela coragem e competência de realizar a festa mesmo no momento em que o país atravessa dificuldades de ordem econômica.  O deputado estadual Hussein Bakri disse “que Bituruna está de parabéns por manter viva suas tradições e valorizar todos aqueles que contribuíram pelo desenvolvimento da terra”.

O vice-prefeito Rodrigo Marcante relembrou que em 2001, quando ainda residia em União da Vitória, realizou-se em Bituruna a primeira Festa do Vinho. “Os senhores e as senhoras não têm ideia da repercussão que o evento causou por lá... Bituruna, a pequena Bituruna, estava à frente de todos, mostrando como se fazia um evento de grande porte para divulgar suas potencialidades turísticas, econômicas e culturais” disse.  Ele também enfatizou o compromisso de fazer a festa com os pés no chão, sem exagerar nos gastos, economizando cada centavo do dinheiro público. “Conseguimos patrocínios junto a Copel, Sanepar e a Bitur, porém, faremos um evento enxuto” disse.

O prefeito Claudinei de Paula Castilho agradeceu a todos pelo empenho e dedicação na organização do jantar-baile de lançamento e deixou claro que a festa não é do prefeito, do vice-prefeito, vereadores ou secretários, mas sim do povo de Bituruna. “Por isso conclamamos a toda a população que nos ajude, colabore, abrace a realização da nossa festa, e tenho certeza que é isso que o nosso povo vai fazer” disse. Para ele a festa funciona como uma vitrine dos produtos, principalmente o vinho. “Mas, além disso, a festa tem por objetivo resgatar nossas raízes e tradições, tão importantes para a compreensão e construção da nossa história” explicou.

Presenças:

Marcaram presença no evento os ex-prefeitos de Bituruna João Vitório Nhoatto, Remi Ranssolin, José Constantino de Lara Ribas, Eduardo Conrado e Rodrigo Rossoni; o ex-vice-prefeito de Bituruna Elvis Camargo; o deputado estadual Hussein Bakri; os vereadores Tiago Padilha, Valdecir Borcate, Edemir Gonçalves dos Santos, Amélio Domingos Zamboni, Leomar Schllosser, Jose Constantino de Lara Ribas e Remi Girotto; o vice-prefeito de Coronel Domingos Soares Hélio Costa; o presidente de APRUVIBI Claudinei Bertoletti; o presidente da Melhor Idade Antonio Giuriatti; produtores de uva e vinho, secretários e diretores da administração municipal.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.