Projeto “Xadrez na Escola” conta agora com tabuleiro e peças gigantes

29 de junho de 2015Texto: Imprensa PMBSecretaria de Educação e Cultura

Entregue nesta segunda-feira (29) um tabuleiro e peças gigantes que será utilizado no Projeto “Xadrez na Escola”, iniciativa conjunta das secretarias de esporte e educação. No início do ano, para resgatar o projeto, a administração municipal já havia adquirido 100 novos conjuntos de xadrez. Agora, dá mais um passo importante.

“Nossa proposta é implementar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento das crianças”, destaca o prefeito Claudinei de Paula Castilho. Já para o vice-prefeito e ex-secretário de esportes, Rodrigo Marcante, “o xadrez é um grande aliado no processo educacional e vale a pena incentivar as crianças a praticar o jogo”.

A opinião de Rodrigo é compartilhada pelo secretário de educação e cultura, professor Gerson Luis Lanzarini. Ele comenta que pesquisas realizadas apontam que o xadrez é um aliado na educação, pois ajuda no rendimento escolar e desenvolve a concentração dos alunos. “A matemática é uma das disciplinas que mais consegue resultados positivos com o xadrez”, afirma.

De fato: o jogo ajuda na assimilação de vários conteúdos, visto que o aluno deve desenvolver um raciocínio, criar uma tática de jogo, prever ações e resolver conflitos. Mas esta não é a única matéria que ganha com o uso do xadrez nas salas de aula. As regras do jogo podem ser usadas em todos os campos do conhecimento.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.