Secretaria de Educação e Cultura de Bituruna participa do Roda de Leitura em Curitiba

27 de maio de 2015Texto: Secretaria Municipal de Educação e CulturaSecretaria de Educação e Cultura

Na terça-feira (26/05) a Secretária de Educação e Cultura Niucelene Isoton acompanhada dos coordenadores pedagogicos Jeferson Camargo, Silmara Castilho e Rozalina Suk Graciano, estiveram no Teatro Paiol, na cidade de Curitiba-PR. Participando do programa Roda de Leitura desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Instituto GRPCOM e do Projeto Lêr e Pensar da Gazeta do Povo.

O programa Roda de Leitura foi ministrado pelo jornalista da Gazeta do Povo José Carlos Fernandes cujo o olhar capta mais sinais entre o céu e a terra do que podem supor analistas e estatísticos. O jornalista da Gazeta do Povo costuma encontrar sutilezas em linhas e entrelinhas, e saiu da leitura da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, publicada pelo Instituto Pró-Livro em 2008, com mais inquietações do que certezas. Naquele levantamento, o não leitor representava nada menos que 48% de todo o estudo — ou 77 milhões de brasileiros. Na aferição mais recente, divulgada neste ano, o número salta para 50%, o que representa 88 milhões de pessoas.


Os números têm potencial para provocar insônia contínua — afinal, sinalizam que quase metade da população de 190 milhões de brasileiros são não leitores.

A inquietação, no caso de Fernandes, se traduziu em pesquisa, entrevistas, análises e leitura. Entre 2007 e 2011, ele acompanhou 12 pessoas que, pelos mais improváveis caminhos, se tornaram leitores. A empreitada tem a finalidade de dar substância ao projeto de doutorado que ele vai defender, em breve, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os 12 leitores — da pesquisa de Fernandes — desafiam as estatísticas: deixaram a escola e, apesar disso, seguiram com a leitura. “Ler, para eles, é uma forma de tornar presente aquele prazer de descoberta do período escolar que, em alguma medida, lhes foi tirado”, diz o doutorando, que procurou encontrar as razões que levaram essas pessoas às páginas de livros, jornais e revistas.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.