Secretaria de Assistência Social de Bituruna participa do encontro do CONGEMAS

31 de março de 2015Texto: Imprensa Prefeitura Municipal de BiturunaSecretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário

Nos dias 26 e 27 de março, Balneário Camboriú foi sede do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, o CONGEMAS. O evento, realizado no Hotel Sibara, teve como tema "A implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na prática cotidiana da Gestão Pública" e contou com oficinas temáticas, exposições, apresentações culturais e debates a fim de aprofundar temas da Política de Assistência Social.

Participaram do encontro as Assistentes Sociais Liliane Conte, Maristela Vergopolan e Dulcemara Braghini, e a Psicologa Karen Dalanhol além de gestores, técnicos e profissionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Ana Cláudia da Silveira Quege, destaca que o debate é importante para discutir avanços e melhorias da categoria. "O encontro tem como intuito definir propostas concretas a serem apresentadas no encontro nacional, que acontece em Fortaleza no mês de Abril, e também proporcionar um momento de formação para gestores do SUAS", pontua.

A abertura do encontro contou com a presença de representantes dos COEGEMAS da Região Sul, Secretaria Nacional de Assistência Social e demais órgãos responsáveis pela Assistência e Inclusão Social dos Estados participantes.

O secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin, frisou os benefícios do debate para definição de diretrizes no âmbito de desenvolvimento social e ressaltou na ocasião os avanços sociais que Balneário Camboriú conquistou nos últimos anos. "Hoje, a secretaria conta com 16 assistentes sociais e dez psicólogos, além de três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Resgate Social, a implantação da Secretaria do Idoso entre outras ações e projetos que beneficiam e procuram melhorar a vida da população" destacou.

Além das palestras e oficinas, foram expostos os trabalhos feitos com couro de peixe por artesãos da cooperativa "Na Barra da Guaiviria", anexo à Colônia de Pescadores de Balneário Camboriú. O projeto reaproveita a pele dos peixes oriundos da pesca, transformando em artesanato no intuito de evitar poluição e preservar o meio ambiente.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.